Marcelo Dias

Primary tabs


Marcelo Dias is offline

Marcelo Dias

Jaraguá do Sul, Santa Catarina
10POSTS
165VOTOS

Sobre e Interesses

Sobre:
Sobre mim: 
Sou psiquiatra e psicanalista formado pela UERJ. Atualmente moro em SC e trabalho com apoio matricial e preceptoria na Residência Médica de Medicina da Família e Comunidade da Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul.
Use os filtros para refinar sua busca e encontrar resultados mais relevantes

VEJA TAMBÉM


Marcelo Dias is offline
12votos

RODA DE DIÁLOGO: INTERVENÇÃO SOBRE A CRISE PSICÓTICA NO TERRITÓRIO

Gostaria de compartilhar com os companheiros desta rede minha experiência, neste ano infelizmente interrompida, no manejo da crise psicótica realizada em Jaraguá do Sul, SC.

Há pelo menos duas décadas profissionais finlandeses vêm atuando sobre a crise psicótica através da abordagem Open Dialogue (OD), a qual baseia-se na ação territorial, baixo uso de medicamentos e em 7 princípios, a saber (SEIKKULA; ALAKARE, 2007):

1- Resposta imediata: O primeiro encontro deve ocorrer dentro de 24 horas após o primeiro contato com a equipe profissional.


Marcelo Dias is offline
11votos

ACOMPANHANDO O PACIENTE ATÉ O ESPECIALISTA

No nosso dia a dia estamos constantemente nos deparando com os encaminhamentos. Algumas vezes por uma necessidade de termos uma segunda opinião e realizar um tratamento mais apropriado para aquele paciente que breve retornará para você, mas algumas vezes, e nem sempre nos damos conta, para nos retirarmos da responsabilidade pelo sujeito adoecido, aquilo que Balint denominava "conluio do anonimato". Decidi escrever sobre os encaminhamentos a partir de uma vivência pessoal. Aí vai...


Marcelo Dias is offline
24votos

AGENTE COMUNITÁRIO POR UM DIA OU COMO COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO

Realizar uma ação de apoio matricial para um profissional de uma formação diferente da sua não é tarefa simples. Mesmo que isso ocorra de médico para médico. Como especialista, não posso esperar que meus conhecimentos possam ser aplicados da mesma forma na prática do médico de família por exemplo. Os conhecimentos que tenho de psicanálise não poderiam se aplicar da mesma maneira na realidade do clínico. 


Marcelo Dias is offline
18votos

Educar exige pesquisa,,,, Paulo Freire,,,

Coloque aqui a descrição da image

Iniciando minha participação na Comunidade HumanizaSus na Formação e Pesquisa em Saúde (CHFPS), gostaria de trazer algumas reflexões e questionamentos, talvez mais questionamentos,,,

Há tempos tento me aproximar da academia como trabalhador do SUS, tentando compartilhar e dar e receber apoio. Não optei pelo caminho do mestrado, doutorado. A prática sempre me foi mais atraente.

Mas a prática pode se superar a partir do conhecimento,,,


Marcelo Dias is offline
22votos

SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

UMA SUGESTÃO:

QUE TAL INCLUIRMOS EM NOSSO CALENDÁRIO ANUAL, UMA SEMANA OU UM DIA ALUSIVO À HUMANIZAÇÃO, COMO ACONTECE POR EXEMPLO COM O DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL?

A SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO TEVE EXCELENTE REPERCUSSÃO E SUGIRO UMA CONTINUIDADE ANUAL·

O QUE ACHAM?


Marcelo Dias is offline
16votos

HumanizaJARAGUÁ

 

https://www.youtube.com/watch?v=5toIo8jPiAk

 

Vídeo produzido a partir de evento alusivo à Semana Nacional de Humanização em Jaraguá do Sul em 08 e 09 de abril deste ano e como efeito de trabalho da Comissão de Humanização de Jaraguá do Sul, SC.

A criança e o adolescente como protagonistas,,,,

Créditos para Nelson de Farias Campos.


Marcelo Dias is offline
13votos

O que fazer além?

Há alguns meses, em conversa com Agentes Comunitários de Jaraguá do Sul, SC, ouvi destes profissionais um relato angustiado sobre "o que eles poderiam fazer" em relação às demandas que surgiam dos usuários da comunidade. Se eles tivessem a ferramenta da "prescrição" medicamentosa, como os médicos, ou os conhecimentos dos enfermeiros, seria mais "fácil", teriam algo a oferecer....

 


Marcelo Dias is offline
20votos

Com a palavra, as crianças!!!!

Nos dias 8 e 9 de abril, na Semana Nacional de Humanização, realizaremos em Jaraguá duas grandes rodas de conversa, tendo como eixos a clínica ampliada e o trabalho em rede.

Nosso grande desafio, a partir de uma aposta em dar lugar ao sujeito criança, vai ser unir nessas duas grandes rodas adultos, crianças e adolescentes. 

Tal iniciativa está sendo organizada pela Comissão de Humanização desta cidade, com o apoio de Carlos Garcia.


Marcelo Dias is offline
15votos

COMO MELHORAR O DIÁLOGO COM AS ESPECIALIDADES: RELATO DE UMA RODA DE CONVERSA E O PROTAGONISMO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Há poucos dias participei de uma roda de conversa com profissionais do ESF Rio da Luz, Jaraguá do Sul, SC. Compartilhávamos informações sobre pacientes que frequentavam os serviços de saúde mental e diante do caso de um paciente oncológico, cujo tratamento na referida especialidade não estava acontecendo pelo fato do paciente não estar "vinculado" ao serviço especializado, iniciamos uma discussão sobre as relações entre atenção básica e especialidades.


Marcelo Dias is offline
14votos

O PSIQUIATRA NO APOIO MATRICIAL: ABRINDO MÃO DO SUBSTANTIVO E DANDO LUGAR AO SUJEITO E AO VERBO

Dentre as especialidades médicas clínicas, a psiquiatria pode ser considerada como a mais hierarquizada, no sentido de que ela transcende o modelo médico baseado no orgânico e em fatores etiológicos. O sujeito em sofrimento psíquico aponta todo o tempo para esse mais além e para a falta que o saber científico não consegue dar conta.