Emilia Alves de Sousa

Primary tabs


Emilia Alves de Sousa is offline

Emilia Alves de Sousa

503POSTS
6622VOTOS
Use os filtros para refinar sua busca e encontrar resultados mais relevantes

VEJA TAMBÉM


Emilia Alves de Sousa is offline
3votos

Roda de conversa sobre a Tuberculose, uma doença ainda muito presente e negligenciada

De acordo com informação veiculada num dos jornais de Teresina, a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí confirmou na sexta-feira (24) que nos últimos dois anos foram registrados 874 casos de tuberculose no Estado. Somente ano passado, foram 685 novos casos da doença.


Emilia Alves de Sousa is offline
5votos

MS e UFMG promovem curso EAD sobre Atenção à Mulher em Situação de Violência

Imagem de Sebastião Moreira

Estão abertas até o dia 6 de abril próximo as inscrições para o curso de extensão “Atenção à Mulher em Situação de Violência” - modalidade Ensino à Distância (EAD). O treinamento é promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do projeto Para Elas, desenvolvido em parceria com a Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (Dapes/SAS), do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é capacitar profissionais para a abordagem da mulher em situação de violência.


Emilia Alves de Sousa is offline
6votos

Curso de Segurança do Paciente em Maternidades abre 400 vagas

 

Estão abertas as inscrições para profissionais de saúde no curso de Segurança do Paciente em Maternidades. Os candidatos terão até o dia 03 de abril para se inscreverem nas 400 vagas disponíveis


Emilia Alves de Sousa is offline
6votos

Estado inaugura leitos da Rede de Atenção Psicossocial na Maternidade Evangelina Rosa

Mesmo em tempo de crise, a humanização do SUS avança no estado do Piaui

O Secretário de Estado da Saúde do Piaui, Francisco Costa, inaugurou, nessa quinta-feira (16), os primeiros leitos estruturados da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Estado, na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). O serviço vai contemplar pacientes com sofrimento mental e com necessidades de saúde como, por exemplo, os decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, que serão acolhidas por uma equipe multiprofissional que oferecerá atenção diferenciada, estruturada e qualificada.


Emilia Alves de Sousa is offline
5votos

Piaui segue registrando queda nos casos de Dengue

Em meio a tantas más notícias, uma notícia alvissareira na nossa saúde pública piauiense que compartilho aqui na rede.

 

O Piauí registrou uma redução de 75,3% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2016. De 01 de janeiro a 22 de fevereiro deste ano, foram 160 casos notificados em 197 municípios. Os dados foram apresentados pela Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Plano Municipal de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT

Em dezembro de 2016, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social – SEMTCAS, foi lançado oficialmente em Teresina-PI, o Plano Municipal de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, que tem como foco o acesso da população LGBT às políticas públicas de forma igual e respeitosa, além da garantia de direitos e equidade.


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Cartilha infantil ensina como combater o ‘Aedes aegypti’

Além, da dengue, o 'Aedes aegypti' também pode transmitir os vírus zika e chikungunya e até a febre amarela. Em todas as regiões do país o mosquito está se proliferando, e todo cuidado é necessário para o combate. A informação à população é importante e deve começar pelas crianças. Com este propósito, a Fiocruz acaba de lançar a cartilha “As aventuras dos pequenos mosqueteiros”, buscando despertar o olhar infantil sobre a biologia do mosquito, e trabalhar alguns conceitos e cuidados importantes no ambiente domiciliar e na escola.

Confira a matéria na íntegra!

 


Emilia Alves de Sousa is offline
7votos

Conheça os protocolos da Atenção Básica

Os protocolos têm como foco na prática clínica e a gestão do cuidado, auxiliando na escolha do tratamento mais qualificado, além da organização dos serviços de saúde. É um importante instrumento de consulta dos profissionais da área.

Em dezembro, o "Protocolo de Atenção à Saúde da Criança no âmbito da Atenção Básica" e o "Protocolo de Atenção as Doenças Crônicas Não Transmissíveis - risco cardiovascular no âmbito da Atenção Básica" entraram em Consulta Pública, um importante mecanismo para aperfeiçoar as diretrizes propostas pelos protocolos.


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Inscrições abertas para o Curso Eventos Agudos em Saúde Mental

Profissionais de saúde, de nível técnico e superior, interessados em ampliar os seus conhecimentos em Saúde Mental, já podem se inscrever no curso Eventos Agudos em Saúde Mental, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante da Rede UNA-SUS.

Segundo a coordenadora do curso, Sheila Lindner, a capacitação foi pensada para atualizar os conhecimentos acerca de situações agudas em saúde mental comuns no cotidiano dos trabalhadores da Atenção Básica e, assim, contribuir para a qualificação da atenção aos cidadãos em sofrimento mental.


Emilia Alves de Sousa is offline
6votos

1ª Oficina de Sensibilização da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT

A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí realizou no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela-IDTNP, a 1ª Oficina de Sensibilização da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT, envolvendo 46 trabalhadores do IDTNP, das categorias de Auxiliar de Laboratório, Enfermeiro, Assistente Social, Escriturário, Técnico de Enfermagem, Telefonista, Farmacêutico, Psicólogo, Nutricionista, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico, Auxiliar Administrativo e Laboratorista.