deboraligieri

Primary tabs


deboraligieri is offline

deboraligieri

São Paulo, São Paulo
133POSTS
1481VOTOS

Sobre e Interesses

Sobre:
Sobre mim: 
Advogada, blogueira e ativista em saúde, com foco nos direitos das pessoas com diabetes. Em 2008, abri meu escritório Débora Aligieri Advocacia, com atuação centrada na área de saúde, tanto privada quanto pública, com ênfase em diabetes (tenho diabetes tipo 1 desde 1986). Em 2009, participei da Audiência Pública sobre Saúde realizada no Supremo Tribunal Federal, com o texto "Sobre o Tratamento do Diabetes" (contribuições da sociedade civil). Em 2014 participei da roda "Blogueiros em Rede" na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Em 2015, participei da 15ª Conferência Nacional de Saúde como participante livre. Luto em defesa do SUS, pela efetivação do direito à saúde integral, universal e igualitário das pessoas com diabetes, com fornecimento pelo sistema público de saúde de medicações, insumos e assistência terapêutica adequada para cada caso em sua individualidade. Acredito nas ações judiciais como controle social e como ferramenta para aperfeiçoamento do SUS, e que a judicialização da saúde pode ser solucionada se o sistema público criar formas mais eficazes de atender as pessoas que não conseguem bons resultados com os tratamentos padronizados.
Formação: 
Direito - Universidade Mackenzie
Use os filtros para refinar sua busca e encontrar resultados mais relevantes

VEJA TAMBÉM


deboraligieri is offline
3votos

Reflexões biopolíticas - O conhecimento e o exercício de poder sobre os corpos (ou Como produzir novas verdades a partir das nossas experiências de vida?)

Car@s Amig@s da Rede HumanizaSUS. Compartilho aqui com vocês algumas reflexões a partir da leitura do primeiro texto do livro “Em defesa da sociedade” (aula de 07 de janeiro de 1976 de Michel Foucault no Collège de France), e também as anotações feitas durante o debate com os demais colegas da disciplina de "Biopolítica e micropolítica na produção de modelos tecnoassistenciais", da pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP, sob coordenação da Profª.

deboraligieri is offline
6votos

Precisamos dos insumos e medicamentos de diabetes, precisamos do apoio dos Conselhos de Saúde!

Lei nº 8.142/90, uma das Leis Orgânicas da Saúde, regulamentou a forma representativa de participação da comunidade (uma das diretrizes constitucionais do SUS) no âmbito da saúde no Brasil, criando os Conselhos de Saúde, órgãos representativos do controle social.

deboraligieri is offline
5votos

Eleição do Conselho Gestor da UBS Santa Cecília para o biênio 2017-2018

Convocações para o pleito

Ficam convocados todos os usuários e trabalhadores da UBS Dr. Humberto Pascalli, assim como de todos os serviços abrangidos pela UBS (URSI-Sé, Ama especialidades Santa Cecília, CER III Sé), que estejam interessados na defesa e melhoria do SUS e dos serviços de saúde, para participarem do pleito do Conselho Gestor da UBS Dr. Humberto Pascalli, biênio 2017-2018.

 

Pré-requisitos para as candidaturas do segmento dos usuários:

1 - ser maior de idade;


deboraligieri is offline
7votos

Judicialização da saúde: a culpa é de quem?

Do ano passado para cá, os jornais da grande mídia tem feito um intenso debate sobre a explosão da judicialização da saúde, sempre associada aos pedidos judiciais dos cidadãos de medicamentos e tratamentos pelo SUS. A narrativa consolida duas visões: de ineficiência do sistema público de saúde, e de abuso da busca do Poder Judiciário pelos usuários do SUS.

 


deboraligieri is offline
5votos

Assim é a nossa luta - Relatos da UBS/AMA Santa Cecília (e Vila Carmosina)

Compartilho texto enviado pelo Adenilson José Gomes, usuário da UBS/AMA Vila Carmosina, Itaquera/SP, retratando situação idêntica à da UBS/AMA Santa Cecília em relação ao desabastecimento de medicamentos e insumos integrantes do Programa de Automonitoramento Glicêmico (kit diabetes).

deboraligieri is offline
5votos

Relatos da UBS Santa Cecília/SP - Quero meus medicamentos, e na farmácia da UBS!

Relatos dos dias 12 e 24/01/17

 

Compareci à UBS/AMA Santa Cecília no dia 12/01/17 para retirar meus insumos de controle glicêmico (fitas, lancetas e lixo para materiais pérfuro-cortantes), medicamentos (tiamina, complexo B e levotiroxina sódica), marcar exames (sangue, raio-x de tórax e eletrocardiograma) e consultas (endocrinologista, clínica geral e oftalmoloogista).


deboraligieri is offline
13votos

Conselho Nacional de Saúde aprova realização da 1ª Conferência Livre de Comunicação em Saúde

O Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, no dia 27 de janeiro, a realização da 1ª Conferência Livre de Comunicação em Saúde, que terá como tema “Direito à informação, garantia de direito à saúde”.


deboraligieri is offline
5votos

Pré-Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde em São Paulo nos dias 16 e 17/02

Olá! Convidamos todos e todas para a reunião de articulação da Pré-Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde no dia 30 de janeiro de 2017, às 9:30h no Instituto de Saúde, Rua Santo Antonio, 590, Bela Vista, São Paulo/SP.

deboraligieri is offline
4votos

OPAS/OMS divulga alerta epidemiológico sobre febre amarela para as Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou no dia 09/01/17 uma atualização de alerta epidemiológico sobre febre amarela para a Região das Américas. O documento informa que, desde 2016, Brasil, Colômbia e Peru reportaram casos confirmados da doença. A febre amarela é uma enfermidade hemorrágica viral aguda transmitida por mosquitos infectados. Pode ser prevenida por uma vacina eficaz, segura e acessível.