Visita Aberta

visita aberta e direito de acompanhante


A Política Nacional de Humanização como uma política transversal, que valoriza todos os sujeitos envolvidos na produção de saúde, opera com várias diretrizes e dispositivos para fortalecer e ampliar a humanização dos processos de cuidado e de gestão.
Dentre as diretrizes/dispositivos destaca-se a visita aberta e direito de acompanhante.

Semana Nacional de Humanização no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba

Na Semana Nacional de Humanização no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba aconteceu:

"Roda de conversa sobre a Política Nacional de Humanização e visita aberta" com a presença da Eliane Benkendorf - Lika Consultora da Política Nacional de Humanização/MS no PR, que realizou abordagem juntamente com os integrantes do Grupo de Humanização, ampliando a visão dos integrantes sobre propostas e desafios para futuras iniciativas de humanização a serem implantadas e preconizadas na instituição.

"Cão Amigo" que propõe um momento lúdico e terapêutico com ações que alegram o ambiente com a presença de Cães e Gatos, trazendo descontração, carinho e muito afeto.

VISITA ABERTA Hospital Auxiliar de Suzano HCFMUSP

Considerando o que preconiza a Política Nacional de Humanização - PNH da atenção e gestão SUS e com a finalidade de ampliar a possibilidade de acesso para os visitantes, assegurando o elo entre família e paciente, o Hospital Auxiliar de Suzano do HCFMUSP a partir deste dia 10 de Julho 2013 implanta a Visita Aberta.

O horário das visitas passa a ser das 11h00 às 21h00, conforme as normas estabelecidas pelo hospital.

Cães e Gatos No Albert Einstein

Muito interessante  notícia publicada hoje na "Folha de São Paulo" sobre a visita de animais a seus donos no Hospital Albert Einstein!

Alguns paradigmas em saúde precisam ser quebrados. Estabelecem regras com base em situações e conhecimentos que perderam o sentido de sua abrangência original. Por exemplo. A ideia de assepsia levada às últimas consequências precisa ceder espaço para a construção de projetos terapêuticos singulares e as necessidades emocionais e afetivas de pacientes e trabalhadores.

Por que um hospital não pode receber os animais de estimação dos usuários? E indo mais adiante, por que um hospital não pode reproduzir no seu interior outras instâncias da vida cotidiana como teatro, cinema, comércio, espiritualidade, festividades? 

VISITA ABERTA

A visita aberta, do HGV esta se aprimorando para melhorar a vida do paciente e acompanhante, estamos muito felizes pela participacao do colegiado de gestores do hgv,que esta com grandes expectativas  de atuação.

Visita Aberta como Estratégia de Humanização nas Práticas de Saúde.

Visita Aberta como Estratégia de Humanização nas Práticas de Saúde.

A Câmara Técnica de Humanização do HUCAM realizou no mes de agosto encontro para discutir Visita Aberta.

O encontro contou com a presença de chefias e trabalhadores de diversos serviços do HUCAM, além da Assistente Social Raela da Santa Casa de Misericídia de Vitória que levou a experiencia da Visita Aberta naquele hospital (Santa Casa) há mais de tres anos.

O ´próximo encontro acontecerá no final de setembro.

Oficinas de Humanização

                                        

Hospital Getúlio Vargas discute visita aberta e direito a acompanhante

O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Getúlio Vargas reuniu-se hoje(15) para discutir a visita aberta e direito a acompanhante, uma proposta da Política Nacional de Humanização. Na ocasião ficou decidido que por enquanto o HGV não tem condições estruturais e financeiras de implantar a visita aberta, mas houve uma decisão de flexibilização da visita e direito a acompanhante, com acompanhamento caso a caso pelo serviço social e ampliação da visita, com início às 14 horas e término às 17 horas.

Visita aberta para pacientes terminais é discutida em Roda de Conversa no HGV-PI

Visita aberta para doentes terminais esse foi o tema da Roda de Conversa no Hospital Getúlio Vargas.   A discussão sobre a implantação da visita aberta para pacientes terminais foi o tema da Roda de Conversa realizada hoje no Hospital Getúlio Vargas-HGV em Teresina-PI. Na ocasião, participaram a gerente de enfermagem, Luciane Formiga, a enfermeira da UTI, Lucia Mesquita e os membros do Grupo de Trabalho de Humanização. A proposta do Grupo é que seja flexibilizada os horários de trocas de acompanhantes e visitas a esses pacientes e que seja implantado um terceiro horário de visitas, à noite, para que os familiares possam ter uma outra opção de contato com seus pacientes.

2ª Oficina de sensibilização sobre a PNH do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

O GTH do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, comprometido em dar continuidade à efetivação da Política Nacional de Humanização do SUS, promove a 2ª Oficina de sensibilização sobre a PNH para os servidores da instituição além de convidados de outros locais.

Divulgar conteúdo