prevenção de doenças

Exposição dialogada sobre DSTs e gravidez na adolescência: uma estratégia de troca de saberes na atenção primária.

Trata-se de uma análise crítico-reflexiva de intervenção realizada pelos doutorandos Breno Medeiros Cunha, Fernanda Galvão Pinheiro e Vitor Tavares Paula do internato de saúde coletiva do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou-se na comunidade do Vilar (Macaíba-RN) em parceria com a Unidade Básica de Saúde, com Estratégia Saúde da Família, do Vilar. Ação realizada com a preceptoria do médico Eider Maia Saraiva e enfermeira Isabelle Albuquerque, sob tutoria da professora Vilani Nunes e da coordenadora do estágio, Dra. Ana Tânia Lopes Sampaio.

DENGUE: SE VOCÊ NÃO AJUDAR, O BICHO VAI PEGAR!

Ação educativa de combate à dengue com alunos do município de Macaíba/RN

APRESENTAÇÃO

         Esse projeto de intervenção aborda a temática da Educação em Saúde relacionada às medidas de prevenção da dengue. Trata-se de uma atividade desenvolvida pelos alunos Francisco Anderson Araújo Bras, Geraldo Câmara Mariz e Luíza de Medeiros Nacácio e Silva, do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O projeto foi desenvolvido no contexto do Internato em Saúde Coletiva na Unidade Básica de Saúde de Mangabeira, em Macaíba/RN, sob coordenação da Profª Ana Tania Lopes Sampaio, tutoria da Profª Isabel Cristina Araújo Brandão e preceptoria de Dr. Yuri Guilherme e da Enfª Nayara Buccos.

Qualidade de vida na 3ª idade

INTRODUÇÃO

A mudança do perfil demográfico brasileiro das ultimas décadas é algo notável. O país tem passado por uma transição demográfica, desde a década de 60 que vem mostrando diminuição das taxas de fecundidade e aumento da expectativa de vida.

TEATROTERAPIA RECURSO TERAPÊUTICO ALIADO À TRATAR CONFLITOS PESSOAIS E GRUPAIS

 A TEATROTERAPIA ENQUANTO RECURSO TERAPÊUTICO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Recurso terapêutico e de expressão riquíssimo, veículo de comunicação diversificado, que proporciona o treino de habilidades multidimensionais, qualidade de vida e autocuidado.
Estratégia terapêutica baseada no Método Boal de Teatro e Terapia, no Teatro da Espontaneidade de Moreno, em princípios de Psicomotricidade e abordagens corporais como a bioenergética e o Sistema Rio Aberto, bases teórico-práticas da Terapia Ocupacional, além de ferramentas do teatro como a teatralidade, a espontaneidade e os jogos dramáticos. Foi concebida e acontece desde 1997.

OBJETIVOS

Diário de um fumador - sugestão de leitura para (ex)fumantes

Diário de um fumador - sugestão de leitura para (ex)fumantes

Blog muito interessante onde um professor português conta as angústias e dramas de se parar de fumar. Diário de um fumador,  bem português. Reproduzo parte do primeiro post.

" 31 de Dezembro de 2007 - Último dia (ou véspera de Primeiro dia?)

Hoje decidi deixar de fumar.O último dia de 2007 será, espero eu, o meu último dia como fumador. Ou, bem entendido, a véspera do primeiro dia como Não-fumador. Vou apanhar a boleia da lei do tabaco ...
Estou a contar convosco para me apoiarem, por isso me exponho aqui, nestas páginas.
Um abraço
"

Que raios de felicidade é essa que vem do vício? quase mortal!

Divulgar conteúdo