vídeos

Políticas de Saúde no Brasil - Filme Completo -

Um Século de luta por direito à Saúde 

Documentário com o roteiro e direção de Renato Tapajós

Sua narrativa central mostra como a saúde era considerada, no início do século XX, um dever da população, com as práticas sanitárias implantadas autoritariamente pelo Estado, de modo articulado aos interesses do capital, e como, no decorrer do século, através da luta popular, essa relação se inverteu, passando a ser considerada, a partir da Constituição de 1988, um direito do cidadão e um dever do Estado. Toda essa trajetória é contada através de uma narrativa ficcional, vivida por atores, com reconstrução de época, apoiada por material de arquivo. 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=cSwIL_JW8X8

A voz de participantes após encontro de apoiadores de Natal-RN.

Compartilhamos alguns vídeos captados experimentalmente no final do encontro com apoiadores ocorrido em 05/02/2013.

 

...É como a transmissão na sala de eventos da RHS.

 

 

 

Alegria, esperança e reencantamento.

 

 

 

Ser apoiador é ser teimoso

Para mais informações sobre o encontro, acesse: 

http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-11043.html

Associação Paulista de Saúde Pública comemora 40 anos!

Antes que as luzes de 2012 se apaguem, precisamos registrar e parabenizar a Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), que comemorou, neste ano, 40 anos de existência, com uma história gloriosa, marcada pela presença em movimentos fundamentais da história do país no último meio século: resistência à ditadura militar, luta pela democratização do país, enorme contribuição à construção do campo da Saúde Coletiva brasileira e do Sistema Único de Saúde.

Quebrando paradigmas psiquiátricos

Este foi o tema do programa A Liga, exibido ontem, 6 de novembro, na TV Band. 

 

 

O programa apresenta o dia a dia de pessoas em tratamento de saúde mental no Brasil, em diferentes realidades. 

 

 

 

Vale a pena assistir. Clique aqui e confira todos os vídeos. 

 

A parteira hippie e a Pedagogia da Intensidade

 A primeira vez que eu vi o livro "spiritual midwife" de Ina May Gaskin, fiquei bem surpreso. O livro é um manual de parto e me lembrou o "resendinho". Estudantes medicina e enfermagem costumam usar. E ambos os livros têm muitos desenhos anatômicos e sobre a progressão do bebê em diversas situações, assim como respectivas condutas. Entre muitas diferenças, "spiritual midwife" foi escrito por uma Hippie (eu ia dizer ex-hippie, mas na verdade ela é uma hiper-hippie, uma hippie radical), enquanto o pobre "resendinho" foi escrito pelo respeitável Dr. Montenegro Resende Filho (que eu não conheço, mas irremediavelmente me lembra um personagem do Marco Nanini em uma "novela das sete"- felizmente não lembro o nome, mas assisti sim, fazer o que?).

Documentário “SUS Feito por Todos e para Todos”

Estamos lançando na web o documentário " SUS feito por todos e para todos".

O vídeo foi realizado durante as "Plenárias: Campinas Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde" para abrir os trabalhos da IX Conferência Municipal de Saúde de Campinas, ocorrida nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2011. Confira!

A revolta dos dentinhos, agita a saúde bucal de Pomerode SC

A Equipe de saúde bucal de Pomerode SC tem apostado na educação em saúde como instrumento de prevenção e consolidação da saúde no município.

Suas ações tem como primeiro foco a identificação de riscos à saúde bucal em escolares dos estabelecimentos de ensino de primeiro ao oitavo ano em toda a sua área de abrangência municipal.

Durante o processo de avaliação são realizadas também orientações de higiene bucal e aplicação de fluor.

Após a avaliação, os pais e responsáveis são comunicados da atividade através de uma correspondência enviada com parceria da escola que sugere que os mesmos procurem atendimento odontológico, intensifiquem ou deem continuidade de suas práticas preventivas (escolação, uso de fio dental, visita regular ao dentista, etc...)

"Canguruzar é preciso" - assista aos vídeos sobre o método canguru na Maternidade Evangelina Rosa

O método canguru faz parte das ações do Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais da Amazônia Legal e Nordeste. A partir do contato pele a pele entre recém nascido e mãe (ou pai), ele possibilita melhoria da qualidade de vida dos prematuros.

Na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina - PI, o método foi muito importante para a vida da família da Suênia Souza Canabrava, que nos mandou um lindo relato sobre os primeiros momentos junto com sua filha Ainôa.

A apoiadora do plano Soraya Maria aproveitou a bonita história e fez diferentes vídeos, para auxiliar na conscientização da importância de se "canguruzar" o recém nascido de baixo peso.

Seguem aqui os links para o relato emocionante.

Estradeiros, Grupo de Saúde *:-)

Há um ano, formamos o Grupo dos Estradeiros!

Veja aqui : http://www.redehumanizasus.net/8870-os-estradeirossao-sepe-rs-1-encontro-oficial


Já nos conhecíamos dos Grupos de educação em saúde, e aos poucos percebemos que não se tratava de "educar", mas de estar "junto com", em expressão de singularidades e desejos. A palavra "educação" é muito legal, mas preferimos chamar apenas de "Grupo de Saúde". Somos diversos profissionais (alguns de saúde, outros não), aposentados, do lar, amigos e muito cúmplices!

 

O perigo de uma única história...

Apresentamos Chimamanda Adichie em 2 vídeos: uma bela mulher; postura elegante e voz melodiosa; seus 18 minutos de palavras repletas de força,emoção, reflexão, estimulam nossas mentes a alçar vôo pelas terras africanas, americanas, européias.

Uma narradora cosmopolita. Uma pensadora da razão e da sensibilidade unindo rigor científico com saberes da tradição.

Tradição proveniente de sua história, de sua trajetória parental, de sua vida vivida entre iguais e diferentes.

Traz algumas instigações sobre o perigo de contar uma única história.Transpõe a invisibilidade e desafia a lógica da não existência; contrapõe-se a arrogância de contar apenas uma versão abreviada das experiências do mundo.

 

 

Divulgar conteúdo