Humanização do parto

Participe de debate online sobre os Fóruns Perinatais

 

O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização e da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres, convida a todos os usuários, gestores, trabalhadores, pesquisadores, movimentos sociais, organizações não governamentais e interessados no tema do Parto e Nascimento para conhecer diferentes experiências de Fóruns Perinatais pelo Brasil. 

Os fóruns são espaço de gestão compartilhada entre diferentes instituições como Ministério Público, maternidades, centros de saúde, usuários, entre outros, nos quais é possível compreender mais sobre a dinâmica que envolve a gestação, parto e nascimento e as articulações necessárias na rede de cuidado. 

Para participar, acesse o site do DataSUS :  http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal 

Núcleo Técnico da PNH comemora a chegada do Caderno HumanizaSUS: "Humanização do Parto e Nascimento".

O volume 4 do caderno HumanizaSUS, com o tema:"Humanização do Parto e Nascimento", chega em sua versão impressa e é muito bem recebido pelos apoiadores da Política Nacional de Humanização(PNH).

Confira aqui a versão online que traz a publicação na íntegra.

Pau dos Ferros-RN sediou I Fórum de Humanização da 6ª Região de Saúde

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 09, no auditório da VI Ursap, em Pau dos Ferros, o I Fórum de Humanização da 6ª Região de Saúde. O gerente da Unidade Regional, Temístocles Maia, fez a abertura oficial destacando a importância do evento para os profissionais de saúde que, no desempenho de suas funções, buscam, a cada dia, tratar os pacientes de forma mais humanizada - com atenção especial à gestão no parto e nascimento.

Avaliação em atendimento em maternidades

Boa noite,Essa é uma pesquisa de cunho acadêmico, que tem por objetivo pesquisar sobre as possibilidades de se ter qualidade no atendimento em maternidades públicas, e para isso, pretende-se investigar o atendimento e serviços prestados pelos profissionais atuantes nas Unidades de Saúde que prestam serviços de maternidades no Brasil, tanto pública quanto privada, fazendo assim um comparativo e análise de como estão sendo realizados os atendimentos.
Aluna Responsável: Carla Cunha
Professora Orientadora: Cintia Ramalho Caetano da Silva

Bom gostaria de pedir a ajuda das mamães de plantão, e envolvidas na causa de uma melhor qualidade em atendimentos em maternidade, colaborassem com minha pesquisa.

ONU recomenda investimento em parteiras para reduzir mortalidade materna e infantil

ARQUIVO/EBC

SAÚDE E CIÊNCIA
    
ONU recomenda investimento em parteiras para reduzir mortalidade materna e infantil


O mais recente relatório do Fundo de População indica déficit desses profissionais justamente nos 73 países em desenvolvimento – entre eles o Brasil – com maiores taxas de mortalidade


por Redação da RBA publicado 03/06/2014 16:43

Medos e Mitos no Parto Normal

Compartilho o texto de autoria da Eleonora de Moraes, psicóloga,  doula e educadora perinatal. Trabalha atendendo gestantes e casais na preparação e acompanhamento de partos hospitalares e domiciliares desde 2003, promovendo o parto natural e a humanização da assistência.  É fundadora do Despertar do Parto. 

 

MEDOS E MITOS NO PARTO NORMAL

Debate de Humanização - Campinas 11/04/14

“Não estamos lutando sozinhos”

É com essa fala de esperança que Andreia Silva, representante do Hospital de Doenças Tropicais Dr Anuar Auad, expressou a alegria de ter participado do Concurso cultural "Somos o SUS que dá certo", durante fala de apresentação no evento de abertura da Semana Nacional de Humanização, nesta segunda-feira (07/04), em Brasília.

Medo e Poder

Sobre o caso Adelir – a mulher que foi condenada judicialmente por desafiar o sistema obstétrico e a autoridade médica

Há muitos anos, o discurso a respeito da humanização do parto tem encontrado respaldo em experiências e evidências científicas. Por que ela ainda não se tornou realidade? Por que apesar de tantos estudos pelo mundo afora, apesar de exemplos bem sucedidos em países europeus, o  nosso sistema obstétrico continua se recusando a avançar e abraçar de uma vez por todas a tão sonhada humanização do parto e nascimento?


A resposta está nas palavras PODER e MEDO.

Respiração de Renascimento em Blumenau

Uma técnica indicada pela Dra. Eleanor Madruga Luzes autora da tese Ciência do Início da Vida.

* Palestra com TOM CAU dia 06/03/2014 às 20:00 h no Jardim do Anahata em Blumenau.

* Workshop de Respiração de Renascimento dias 07/03; 08/03 e 09/03/2014 no Sítio Raio de Luz em Blumenau.

Informações e Inscrições: Grasiela Porto Demarchi - Fonoaudióloga no Banco de Leite de Blumenau SC
 

Divulgar conteúdo