Política Nacional de Humanização

Humanização alça voo em Luanda na África

A Política Nacional de Humanização(PNH), realiza essa semana visita a Luanda na África, o objetivo é formar pontes de humanização no país que durante muito tempo sofreu com  a guerra e hoje vive um tempo de reconstrução.

A PNH é representada pela coordenadora adjunta, Cathana Oliveira, que desembarcou ontem(21), entre as atividades do cronograma, foi realizada visita ao Hospital Josina Machel.  Além disso, serão feitos encontros no Ministério da Saúde do país, visita a Escola Profissional Técnicos de Saúde, palestra voltada para alunos, professores e gestores da saúde e rodas de conversa com gestores da saúde local.

PNH é convidada especial em programação que comemora os 25 anos do Hospital Universitário de Maringá

Iniciado ontem, o Seminário: "A humanização no processo de produção do conhecimento e XVIII Semana de Medicina de Maringá, com a conferência Humanização e Gestão", conta com a presença do coordenador da Política Nacional de Humanização (PNH), Fábio Luiz Alves, da coordenadora da PNH na região sul, Carine Nied e da apoiadora da PNH, Eliane Benkendorf.

Promovido pelo Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Departamento de Medicina e Centro Acadêmico de Medicina (Camem), os eventos celebram os 25 anos do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

PNH aposta em mídia tática para retratar o SUS

 

Realizada ontem, a oficina de Mídia Tática da Política Nacional de Humanização (PNH) em parceria com a Tv dos Trabalhadores (TVT), teve a participação de nove apoiadores da PNH, o encontro é coordenado por pesquisadores do Laboratório de Inteligência Coletiva da USP e profissionais da Tv dos Trabalhadores (TVT).


Essa é a segunda formação realizada esse ano, a intenção é ampliar a sensibilidade dos apoiadores no que se refere à comunicação da PNH, possibilitando assim, maior poder de documentação, visibilidade e divulgação dos projetos e das experiências do SUS nos territórios.

SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

Na semana Nacional de Humanização, o Hospital escola Portugal Ramalho (HPR), dia 10/04 numa 5 feira, de 2014, esteve inserido na programação de eventos desta política, participando em seu auditório,deste marco, que teve como pauta a apresentação da PNH para seu público, assim como, explanações de ações e projetos com recortes nesta pauta.

Oficina de Ambiência mobiliza trabalhadoras no Ministério da Saúde

Iniciada ontem, a Oficina de Ambiência, realizada pela Rede Cegonha, em Brasília, tem o objetivo de fortalecer a concepção de ambiência na relação com os processos de trabalho e as boas práticas na humanização dos partos e nascimentos.

O encontro teve a participação de arquitetas, engenheiras e representantes das áreas técnicas da saúde, como: a Saúde da Mulher, a Saúde da Criança, da Saúde da Pessoa com Deficiência; o Departamento de Economia da Saúde Investimento e Desenvolvimento, Anvisa, entre outras.

PNH ganha reforço administrativo para melhoria do SUS

Nair Roberta Paulino, é a mais nova servidora pública da Política Nacional de Humanização no Ministério da Saúde (PNH/MS). Formada em Administração pela Faculdade Anhanguera, tem 26 anos,  e é de Diamantina-MG.

Roda de Conversa da PNH discute os Direitos dos Usuários do SUS

A Política Nacional de Humanização (PNH), realizou hoje a Oficina: "Diálogo sobre a linha editorial da PNH: Direito dos usuários do SUS.", no Ministério da Saúde(MS), em Brasília-DF.

O encontro contou com a presença de diversas áreas do MS, tais como: a Coordenação-Geral de Saúde Mental (CGMAD); Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (CGPNCT ); Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP); Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPCD) e o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES).

Roda de Conversa reunirá diversas áreas do Ministério da Saúde para pensar a nova linha editorial da PNH

 

A Política Nacional de Humanização (PNH), realizará uma série de atividades a fim de definir e produzir propostas temáticas para a nova linha editorial, que será lançada em breve.

A Oficina:"Diálogo sobre a linha editorial da PNH: Direito dos usuários do SUS.", será realizada no próxima sexta-feira, 08 de agosto,  de  9h ao 12h em Brasília-DF.

PNH realizará Roda de Conversa aberta para trabalhadores, estudantes e consultores no Ministério da Saúde em Brasília-DF

Este é um espaço promovido mensalmente no Ministério da Saúde (MS), aberto para: servidores, trabalhadores, consultores, estudantes e demais interessados nos temas sugeridos.

A atividade surgiu durante o Ciclo de Rodas de Conversa promovido pelo Coletivo MS em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP), vinculada à Secretaria Executiva/MS.

No mês de agosto, a Roda terá como tema: a Política Nacional de Humanização (PNH).

A PNH entra para compor a Roda de Conversa e promover a divulgação do espaço dentro, e fora do MS.

Gestão Participativa e Cogestão: O que é?

Esta foi uma pergunta que a adolescente Karla Patrícia (14 anos) me fez ao chegar com a sua mãe, na sala do serviço social do HILP, e perceber uma cartilha sobre essa diretriz na minha mesa. A usuária reside na periferia de Teresina, e buscava orientações sobre  sobre o Programa de Medicamento Excepcional, e com um  jeito muito faceiro falou que nunca  ouviu falar sobre o tema Cogestão e Gestão Participativa. Perguntei-lhe qual o ano que estudava, e ela informou que cursava a 8ª série. Estava na série compatível com a sua idade, e pela conversa que tivemos, demonstrou ser uma aluna estudiosa, e nunca tinha ouvido falar de cogestão e gestão participativa. Isto revela que as nossas gestões não são participativas, ou são poucas participativas.

Divulgar conteúdo