acolhimento em saúde

A epidemia do Cárcere ou 22 de maio

Por César Gustavo Moraes Ramos

O coquetel de alegria&preocupação brindado no dia 18 de maio
Se transformou na azia fétida&parlamentar do dia 22 de maio
Data de luto na memória da Luta Antimanicomial
Data de luto para os tão suados&sangrados direitos humanos no Brasil

No lastimável 22 de maio nobres peões aprovam a internação compulsória
No execrável 22 de maio esnobes ladrões aprovam pena maior para tráfico
No memorável 22 de maio nobres ladrões reprovam avisos sobre o consumo de álcool
No inglório 22 de maio esnobes peões reprovam a revisão da Anistia para torturadores

II Congresso Internacional de Saúde Mental em Irati - Paraná

Tall Painting by Holton Rower 

http://highlike.org/video/holton-rower/

 

 


 

Apresentação da PNH.

 

Sou Leandro Gomes Barbosa; Diretor do Hospital Municipal de Xinguara, Pará; Estive em Belém dia 24/04/2013, onde pude conversar com a Chefe do Núcleo do Ministério da Saúde do Estado do Pará, Dra.Wilma Pinheiro e com a Dra.Rosario Portella, consultora da PNH do Pará, fui bem recebido, e o Ministério Juntamente com Secretaria Estadual de Saúde (SESPA), irão vir no municipio de Xinguara para Apresentação da PNH, com certeza o SUS em Xinguara terá novos horizontes com a Implantação dessa Politica.

 

Humanização e Grupos de Acolhimento

A Política Nacional de Humanização - PNH , preconizada  pelo Ministério da Saúde tem como objetivo promover mudanças fundamentais na forma de se organizar e prestar serviços de saúde hospitalar no Brasil, propondo: "Valorizar a dimensão humana e subjetiva, presente em todo ato de assistência à saúde...".

Verifica-se aqui uma mudança no eixo daquilo que em geral é o centro de gravidade de qualquer centro hospitalar: a técnica e sua eficácia.

mais uma edição do encontro de pessoas e instituições de várias partes do mundo...

preocupadas com a transformação da infância em palco de experimentação de novos medicamentos. As recentes formas de ver a diversidade das crianças a reduzem a códigos do DSM, manual estatístico de doenças, que sairá neste ano  com muitos novos "transtornos" a engordarem os lucros da indústria farmacêutica.

Onde há exercício de poder, há também resistências, dizia nosso saudoso Foucault. E o Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade é um desses espaços de pensamento e ação para a preservação das diferenças e manifestações da infância. Anualmente convoca profissionais de várias áreas do conhecimento para juntos renovarem a produção de novos sentidos para esta luta contra uma espécie de sufocamento do desejo em nome da norma.

Saúde também é Educação: Retomada do Programa de Saúde na Escola promovendo aproximação entre a Escola e a UBS Mangabeira

INTRODUÇÃO: O Programa de Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 como um trabalho integrado entre Ministério da Saúde e Ministério da Educação, visando utilizar o espaço privilegiado da escola, na sua perspectiva de formação integral e construção da cidadania, para trabalhar ações de promoção da saúde com uma abordagem multifatorial, objetivando o desenvolvimento de competências em saúde dentro da sala de aula, a transformação da escola em um espaço saudável e o fortalecimento do vínculo entre a comunidade e a unidade básica de saúde.

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SEMINÁRIO

Consulte o Site, vagas limitadas

http://www.seminariohtlvrj.com.br/

 

Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Primária em Esteio

Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Primária em Esteio

Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Primária em Esteio

No dia 28 de Dezembro de 2011, o Grupo de Trabalho de Humanização de Esteio-RS reuniu-se no Salão Nobre da Prefeitura Municipal para iniciar a discussão sobre a implantação do acolhimento com classificação de risco e vulnerabilidade nas unidades de atenção primária do município.

NASF de Biguaçu apoia ESFs no Acolhimento

NASF DE BIGUAÇU NO III ENCONTRO MACRORREGIONAL ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA GRANFPOLIS

A Mostra de Trabalhos da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Grande Florianópolis, realizada em 5 de outubro, no III ENCONTRO MACRORREGIONAL ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA GRANFPOLIS, foi marcada por apresentação de temas inovadores na rede pública de saúde da região.
Entre os trabalhos apresentados no encontro destacou-se o trabalho do NASF/Biguaçu:
Humanização do cuidado e acolhimento - Dialogando com as práticas no território da Estratégia de Saúde da Família – NASF/Biguaçu

Divulgar conteúdo