clínica ampliada

Cartilha - Clínica Ampliada

Talvez, como a mesma cartilha mostra você ao pensar em clínica, CLÍNICA, pense mesmo em um médico atendendo uma pessoa... É verdade. Mas a mesma mostra um projeto: A Clínica Ampliada.  Ela busca bons rendimentos, trabalha diferente. Há uma complexidade em que você tem que saber lidar, aliás, pensando um pouco no seriado Chaves, "quem come e não reparte nada, fica com a barriga inchada". Trabalhar em uma forma compartilhada é mais vantajoso que o individualismo.

Do SUS que temos ao SUS que queremos - o cuidado em redes

Um belo encontro se deu entre a Frente de Mobilização Social da Política Nacional de Humanização e movimentos populares no dia 5 de julho em Itaquera.

Ao lado do Itaquerão e ao som dos trinados de um canário belga, o encontro se encheu de lirismo. O que já era por si só poético, por congregar vozes diversas numa comunhão em busca do cuidado em comum, ganhou contornos de grande potência de articulação em rede.

  

Relatos de vida e militância de clínica ampliada foram se construindo no decorrer de falas de intensa beleza.

O centro da roda formou uma espécie de mandala com materiais de todo tipo sobre o cuidado amoroso com a vida.

 

Clínica Ampliada

Curso de Formação de Apoiadores da
Política Nacional de Humanização do SUS de Alagoas
Orientações sobre as atividades de dispersão do 6º Módulo (junho-2014)

RELATO DA PUBLICAÇÃO DA CARTILHAS CLINICA AMPLIADA
Theny Mary Viana Fireman de Araujo

Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio

 

Divulgando evento em Santa Maria (RS).

Um pouco de teoria, epidemiologia, estratégias de prevenção e músicas pra refletir...

Faremos por lá uma apresentação semelhante a que desenvolvemos na 4ªCRS, à época a convite da Luciane Régio, somando mais leituras e situações ilustrativas.

Objetivo: sensibilizar profissionais e estudantes da área da saúde (não só mental!!) à detecção precoce do risco de suicídio e desenvolvimento de estratégias de intervenção e incremento na notificação.

Promoção: Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HUSM/UFSM

Apoio: SES,SMS,CCS, AFAB.

Entrada franca.

Grupo de Orientações sobre AVC reuniu mais de 100 participantes na Semana Nacional de Humanização

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), localizado no interior do Estado de São Paulo, realizou nos dias 8 e 11 de abril o Grupo de Orientações sobre o AVC. As atividades foram integradas a 1ª Semana Nacional de Humanização, realizada em todo Brasil, através do Ministério da Saúde.

Com mais de 100 participantes da comunidade regional, entre, estudantes de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e educação física, o evento, contou ainda com a participação de cuidadores de idosos, usuários e profissionais da área da saúde.

Semana de Humanização traz Gestores da SES-DF a compartilharem experiências exitosas à luz da PNH.

Semana de Humanização traz Gestores da SES-DF a compartilharem experiências exitosas à luz da PNH.


Usuários, trabalhadores e gestores da SES-DF, participaram nesta segunda feira (07) da abertura Distrital da semana nacional de Humanização.

Rodas de Conversa sobre Clínica Ampliada (Maceió/AL)

Em comemoração a Semana Nacional da Humanização, realizamos Rodas de Conversa sobre Clínica Ampliada, no dia 09/04/14, no auditório do Prédio da Farmácia, no CESMAC. O encontro contou com a presença de 60 pessoas, entre: trabalhadores da rede de atenção à saúde, estudantes e professores de graduação do campo da saúde, e representantes dos movimentos sociais e populares de saúde.

Os profissionais do Consultório de Rua de Maceió iniciaram as atividades do encontro com uma encenação teatral, com o tema da população em situação de rua.

Divulgar conteúdo