clínica ampliada

IV CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO - fala de abertura por Elisa Zaneratto

A fala de abertura do congresso de psicologia em São Paulo conclama todos os psicólogos, de norte a sul e sem as divisões separatistas, para a construção de práticas coletivas e comprometidas com a saúde pública.

Boas falas!!!

G.A.V.A., uma iniciativa de sucesso nas práticas de cuidado no SUS

     A Clínica Ampliada e o registro da memória do SUS que dá certo são duas diretrizes importantíssimas para a PNH. Sabendo disso, a Luna Mar Morais, Agente Comunitária de Saúde de Natal (RN), coloca essas diretrizes em prática a pouco mais de um ano.

     A Luna trabalha a 20 anos no SUS e criou o projeto G.A.V.A. - Grupo Apoio Vida e Alegria - na Unidade de Saúde da Família do Panatis (Distrito Norte de Natal), no qual desenvolve aulas de Tai Chi, promove festas e passeios em busca da qualidade de vida aos usuários. 

Rede dos Fazedores de Arte na Atenção Psicossocial - sobre construir uma Clínica Ampliada da Arte

O primeiro encontro da Rede dos Fazedores de Arte aconteceu em outubro de 2012, entusiasmado por artistas-oficineiros da atenção psicossocial. A princípio o que movia era a inquietação sobre este novo lugar que ocupavam. Na cidade de São Paulo, já são contratados artistas para integrar as equipes de saúde mental, no sentido de maior colaboração nas produções estéticas dos equipamentos.

CLÍNICA AMPLIADA E COMPARTILHADA

Sabemos que o diagnóstico de uma doença sempre parte de um princípio universalizante e generalista, muitas vezes não respeitando as particularidades e singularidades de cada sujeito. Nesse contexto, a clínica ampliada busca integrar várias abordagens, para possibilitar um manejo eficaz da complexidade do trabalho em saúde, que é multiprofissional. O objetivo é estabelecer uma compreensão ampliada do processo saúde-doença, realizar a construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas, ampliar o "objeto de trabalho", transformar os meios ou instrumentos de trabalho e, por ultimo, oferecer suporte aos profissionais de saúde.

Resumo/impressões sobre o II Webinário -O saber em saúde e o cuidado de si: "Tudo que você queria saber e não sabia que já sabe"

Este foi o primeiro webinário que assisti. E assistir presencialmente foi uma experiência muito rica, e não poderia deixar de expor as minhas impressões.

Participaram do debate: Antônio Cyrino, médico sanitarista, pesquisador de Comunidade e Saúde, e autor do livro: Entre a ciência e a experiência. Uma cartografia do autocuidado do diabetes;  Débora Aligieri, advogada e ativista na defesa dos direitos dos usuários do SUS, e Ricardo Teixeira, médico sanitarista, ex Coordenador da Rede humanizaSUS e Consultor da PNH, que mediou o debate.

Cartilha - Clínica Ampliada

Talvez, como a mesma cartilha mostra você ao pensar em clínica, CLÍNICA, pense mesmo em um médico atendendo uma pessoa... É verdade. Mas a mesma mostra um projeto: A Clínica Ampliada.  Ela busca bons rendimentos, trabalha diferente. Há uma complexidade em que você tem que saber lidar, aliás, pensando um pouco no seriado Chaves, "quem come e não reparte nada, fica com a barriga inchada". Trabalhar em uma forma compartilhada é mais vantajoso que o individualismo.

Divulgar conteúdo