clínica ampliada

Gestão da clínica

 

Oi gente!

Pesquisando sobre gestão da clínica e clínica ampliada, encontrei essa cartilha (http://www.pucsp.br/prosaude/downloads/bibliografia/texto_08.pdf) muito interessante que fala sobre diagnóstico, escuta, diálogo, PTS, apoio matricial... Vale a pena conferir!!!

Espero que gostem.. 

 

 

 

Gestão da Clínica e Clínica Ampliada

Gestão da Clínica é a aplicação de tecnologias de microgestão dos serviços de saúde com a finalidade de assegurar padrões clínicos ótimos, de aumentar a eficiência, de diminuir os riscos para os usuários e para os profissionais, de prestar serviços efetivos e de melhorar a qualidade da atenção à saúde Fonte: Mendes (2005)

A Clínica Ampliada enfoca o sujeito, a doença, a família e o contexto social, tendo como objetivo produzir saúde e aumentar a autonomia do sujeito, da família e da comunidade na resolução de seus problemas. Para isso, utiliza a integração da equipe multiprofissional.

Gestão da clínica e PTS!!!

Olá RHS!

Na última aula de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde discutimos sobre a gestão da clínica/projeto terapêutico singular.

Gestão da clínica
A gestão da clínica tem como objetivo assegurar padrões clínicos ótimos e,consequentemente,melhorar a qualidade das práticas clínicas, reorientar a atenção assistencial às necessidades dos pacientes através de boas práticas.

Projeto Entra na Roda - (abertura processo seletivo)

Caro@s, está aberto o processo seletivo para o Projeto: Entra na Roda

Um Projeto de Educação Permanente

Secretarias - Saúde / CGP / Coord. Sudeste (São Paulo)

Fortalecendo laços entre COPACA (Odontologia-UEM) e PNH

Hoje, dia 16/04/2015 a Comissão Permanente de Avaliação da Clínica Ampliada (COPACA) do curso de Odontologia da UEM se reuniu com os consultores da PNH Sérgio Aragaki e Eliane Benkendorf (Lika) para planejamento de conjunto de ações a serem desenvolvidas no decorrer de 2015. Foi definido que o próximo encontro presencial será dia 19/05, para continuidade do processo de implementação da PNH na Clínica e Departamento de Odontologia.

Clínica ampliada e os obstáculos

 O trabalho clínico apresenta regularidades possíveis de serem identificadas e descritas em manuais, cadeias de cuidado ou protocolos. No entanto, a clínica também se caracteriza pela extrema variedade dos casos quando encarnados em sujeitos concretos. Nesse sentido, torna-se inevitável a construção de uma metodologia organizacional que combine a padronização de condutas diagnósticas e terapêuticas com a necessidade e a possibilidade de adaptação dessas regras gerais às inevitáveis variações presentes em cada caso.

 Além dessa liberdade relativa, é fundamental assegurar a motivação dos profissionais e criar um padrão de gestão em que a maioria se sinta motivada para dedicar-se à produção de saúde

Att,

Nuances do cuidado

O tema da semana na disciplina de GSSS – UnB é clínica ampliada e compartilhada, procurando inspiração para fazer o meu post encontrei um vídeo no Youtube que traduz muito bem o que é clínica ampliada, segue link dêem uma olhada:



A música de fundo do vídeo é uma composição da Vanessa da Mata, Minha Herança: Uma Flor, na letra ela diz

 

Porque precisamos da Clínica Ampliada?

A Clínica Ampliada, busca a articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas no que diz respeito ao trabalho em saúde, ou seja, todas as equipes trabalham em conjunto para um melhor resultado, a chamada equipe multiprofissional. É importante ao meu ver, pois trata-se o ser humano como um todo, não apenas da sua doença em si, excluindo por exemplo, fatores psicológicos ou até mesmo ambientais que levaram aquela pessoa adoecer, e isso, certamente um médico não irá considerar, já que "ele está lá apenas para escutar as queixas e medicar". A Clínica Ampliada, não desvaloriza nenhuma abordagem disciplinar, pelo contrário, busca integrar várias abordagens para possibilitar um manejo eficaz no trabalho em saúde.

Clínica Ampliada - compro essa ideia!

"...no plano da saúde coletiva, ampliar e compartilhar a clínica é construir processos de saúde nas
relações entre serviços e a comunidade de forma conjunta, participativa, negociada."
(BRASIL, 2009) 

A evolução da clinica comum.


A construção de um clinica comum e as áreas profissionais foi um processo de quebra de paradigma na estética na clinica comprometida com a criação de forças dominantes, onde as organizações e os territórios eram cristalizados por suas experiências de si e do mundo. No cotidiano das praticas clinicas não podemos supor a distinção e separação entre os processos de saúde e de produção de subjetividade (Barros & passos 2005 a;2005b) .

Divulgar conteúdo