clínica ampliada

G.A.V.A., uma iniciativa de sucesso nas práticas de cuidado no SUS

     A Clínica Ampliada e o registro da memória do SUS que dá certo são duas diretrizes importantíssimas para a PNH. Sabendo disso, a Luna Mar Morais, Agente Comunitária de Saúde de Natal (RN), coloca essas diretrizes em prática a pouco mais de um ano.

     A Luna trabalha a 20 anos no SUS e criou o projeto G.A.V.A. - Grupo Apoio Vida e Alegria - na Unidade de Saúde da Família do Panatis (Distrito Norte de Natal), no qual desenvolve aulas de Tai Chi, promove festas e passeios em busca da qualidade de vida aos usuários. 

Rede dos Fazedores de Arte na Atenção Psicossocial - sobre construir uma Clínica Ampliada da Arte

O primeiro encontro da Rede dos Fazedores de Arte aconteceu em outubro de 2012, entusiasmado por artistas-oficineiros da atenção psicossocial. A princípio o que movia era a inquietação sobre este novo lugar que ocupavam. Na cidade de São Paulo, já são contratados artistas para integrar as equipes de saúde mental, no sentido de maior colaboração nas produções estéticas dos equipamentos.

Resumo/impressões sobre o II Webinário -O saber em saúde e o cuidado de si: "Tudo que você queria saber e não sabia que já sabe"

Este foi o primeiro webinário que assisti. E assistir presencialmente foi uma experiência muito rica, e não poderia deixar de expor as minhas impressões.

Participaram do debate: Antônio Cyrino, médico sanitarista, pesquisador de Comunidade e Saúde, e autor do livro: Entre a ciência e a experiência. Uma cartografia do autocuidado do diabetes;  Débora Aligieri, advogada e ativista na defesa dos direitos dos usuários do SUS, e Ricardo Teixeira, médico sanitarista, ex Coordenador da Rede humanizaSUS e Consultor da PNH, que mediou o debate.

Cartilha - Clínica Ampliada

Talvez, como a mesma cartilha mostra você ao pensar em clínica, CLÍNICA, pense mesmo em um médico atendendo uma pessoa... É verdade. Mas a mesma mostra um projeto: A Clínica Ampliada.  Ela busca bons rendimentos, trabalha diferente. Há uma complexidade em que você tem que saber lidar, aliás, pensando um pouco no seriado Chaves, "quem come e não reparte nada, fica com a barriga inchada". Trabalhar em uma forma compartilhada é mais vantajoso que o individualismo.

Do SUS que temos ao SUS que queremos - o cuidado em redes

Um belo encontro se deu entre a Frente de Mobilização Social da Política Nacional de Humanização e movimentos populares no dia 5 de julho em Itaquera.

Ao lado do Itaquerão e ao som dos trinados de um canário belga, o encontro se encheu de lirismo. O que já era por si só poético, por congregar vozes diversas numa comunhão em busca do cuidado em comum, ganhou contornos de grande potência de articulação em rede.

  

Relatos de vida e militância de clínica ampliada foram se construindo no decorrer de falas de intensa beleza.

O centro da roda formou uma espécie de mandala com materiais de todo tipo sobre o cuidado amoroso com a vida.

 

Clínica Ampliada

Curso de Formação de Apoiadores da
Política Nacional de Humanização do SUS de Alagoas
Orientações sobre as atividades de dispersão do 6º Módulo (junho-2014)

RELATO DA PUBLICAÇÃO DA CARTILHAS CLINICA AMPLIADA
Theny Mary Viana Fireman de Araujo

Divulgar conteúdo