Núcleo Estadual de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas/SUSAM

Primary tabs


5votos

Núcleo Estadual de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas/SUSAM

Telma Amaral is offline
Tags: 
(En)cena

O movimento da Política Nacional de Humanização - PNH no SUS Amazonas teve início em 2005, a partir do Curso de Formação de Apoiadores para a PNH, coordenado pelo Ministério da Saúde. Como resultado dessa formação e com o objetivo de difundir a Política no estado, em 2009 foi realizado a primeira Formação de Apoiadores Institucionais para atuar em nível de estado, tendo como produto a criação informal do Coletivo Ampliado de Humanização, composto por 23 trabalhadores das esferas estadual e municipal.

Destaca-se que nesse período foi institído um grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano de Humanização para o SUS Amazonas, propondo, dentre outras ações, a instituição do Núcleo de Humanização no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde - SUSAM, no sentido de fortalecer o trabalho do Coletivo.

Em virtude do aumento da solicitação de apoio para os serviços, sentiu-se a necessidade de ampliar o Coletivo e, em 2011 foi realizado o segundo curso, com apoio do Ministério da Saúde, com o objetivo de formar Apoiadores Institucionais com potencialidade para intervir e produzir mudanças nos modelos de atenção e gestão à saúde no Amazonas em consonância com a PNH.

No período de 2009 a 2016 o Coletivo de Humanização, ainda na sua informalidade, vivenciando a significativa redução de seus integrantes no decorrer dos anos, continuou a atender demandas pontuais com avanços significativos, não obstante as dificuldades para disponibilidade de seus membros em atuar como Apoiador Institucional.

Em julho de 2017 foi instituído o Núcleo Estadual de Humanização na SUSAM, como um espaço que irá possibilitar o diálogo entre atenção e gestão, com autonomia para efetivar o movimento de apoio à implementação de ações de humanização nos serviços de saúde, tendo a PNH como eixo norteador dessde processo.

Atualmente o Núcleo se encontra em processo de elaboração do Plano de Ação, aguardando para operacionalização do Projeto de Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das portas de entrada do SUS, proposto pela Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização - CGPNH/SAS/MS, além do apoio intensivo em algumas frentes de trabalho: Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas - FCECON, Pauta no Departamento de Saúde Coletiva e Internato Rural da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Pronto Socorro da Criança Zona Sul, Instituto da Criança do Amazonas - ICAM.

 

 2 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is online

Oi Thelma,

Em tempos de ameaças no cenário político atual contra o avanço do SUS, saber desses movimentos de fortalecimento da humanização das ações dos serviços  de saúde aí no amazonas é gratificante e inspirador.

Está de parabéns o coletivo de saúde da SUSAM pela criação do Núcleo Estadual de Humanização. o que sem dúvida, contribuirá para a qualificação do SUS no Estado.

Compartilho aqui algumas postagens do coletivo de Alagoas que, assim como vocês, está passando por esse processo de fortalecimento da PNH no estado.

http://www.redehumanizasus.net/95789-plano-estadual-de-humanizacao-da-saude-de-alagoas-concluido

http://www.redehumanizasus.net/96240-aprovacao-do-i-plano-estadual-de-hu...

Ah, o que acha de inserir uma imagem para um maior destaque da publicação na Rede?

AbraSUS!

Emília

patrinutri is offline

Puxa queridos amigos do Amazonas que bom tê-los de volta por aqui!

É importante sabermos dos movimentos em cada parte do Brasil para nos animar, nos dar força para seguirmos acreditando que é possível colocar a humanização na prática.

Bjs Patrícia

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Fortaleza receberá evento sobre doenças reumáticas em pessoas jovens

Jovens cearenses que convivem com doenças reumáticas poderão se encontrar em evento exclusivo no próximo dia 19 em Fortaleza

Últimos posts comentados


Raquel Torres Gurgel is offline
3votos

Dá pra ter uma mostra Saúde É Meu Lugar na sua cidade.

Há três ou quatro meses, divulgamos aqui a Mostra Saúde É Meu Lugar – um projeto da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública que busca dar visibilidade ao trabalho de quem atua na Atenção Básica, nos territórios.