Método Cartográfico potencializa a pesquisa na saúde

Primary tabs


8votos

Método Cartográfico potencializa a pesquisa na saúde

Maria Luiza Carrilho Sardenberg is offline

 

 

 

 

 

Trago aqui o vídeo postado por Gustavo Nunes em 2015 na RHS ( http://www.redehumanizasus.net/90814-sobre-a-cartografia-em-pesquisa-virginia-kastrup ) por se tratar de material precioso para quem trabalha e pesquisa no campo da saúde. 

A questão do método nas pesquisas em ciências humanas é crucial porque constituinte do objeto que se quer estudar, apreender, abordar.

No vídeo,  Virgínia Kastrup trata a partir da função atenção, inúmeras questões relacionadas ao método no campo de pesquisa. Freud, W. James, Varela, Russell são alguns dos autores que vão protagonizar a construção do conceito de um modo bastante interessante e com uma dimensão de invenção.

A dimensão de invenção aparece nestes modos de ver e escutar o pensamento, lugar onde não há espaço para se falar em déficits, mas em potências de ligação com o mundo. James fala do pensamento como o vôo de um pássaro. Vôo e pouso, onde o movimento não estanca, pois o pouso não barra o movimento. Há um pouso no movimento e não do movimento.

Para quem trabalha com as crianças e adolescentes em tempos de supostos transtornos como o TDAH, há nesta conversa de Virgínia pistas mais do que fundamentais!

 

Deixo aqui também outros posts que tratam da questão do método:

http://www.redehumanizasus.net/12537-oficina-de-formacao-em-metodologias-participativas-de-pesquisa-em-saude

http://www.redehumanizasus.net/87420-toda-mulher-e-negra-diario-de-bordo-de-uma-viagem-intervencao-maputo

 

http://www.redehumanizasus.net/7718-pistas-do-metodo-da-cartografia

 

http://www.redehumanizasus.net/92289-uma-pegada-brasileira-na-questao-do-metodo

 

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Fortaleza receberá evento sobre doenças reumáticas em pessoas jovens

Jovens cearenses que convivem com doenças reumáticas poderão se encontrar em evento exclusivo no próximo dia 19 em Fortaleza

Últimos posts comentados


Raquel Torres Gurgel is offline
3votos

Dá pra ter uma mostra Saúde É Meu Lugar na sua cidade.

Há três ou quatro meses, divulgamos aqui a Mostra Saúde É Meu Lugar – um projeto da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública que busca dar visibilidade ao trabalho de quem atua na Atenção Básica, nos territórios.