Quer conhecer junto? Formação interprofissional em saúde nas graduações da USP (São Paulo)

8 votos

No cenário atual internacional, a Educação Interprofissional (EIP) é reconhecida como componente de mudanças preconizadas na formação dos profissionais de saúde e na atenção à saúde, que têm por finalidade aumentar a resolubilidade da rede de serviços e a qualidade da assistência e cuidado à saúde.

A literatura sobre EIP aponta que a formação dos profissionais deve contemplar tanto a construção da identidade profissional específica de cada área, quando o aprendizado compartilhado com estudantes de outras áreas.

Assim, EIP busca desenvolver competências que envolvem conhecimento, habilidades e atitudes para o trabalho em equipe de saúde, centrado nas necessidades de saúde dos usuários dos serviços e população, com colaboração entre os diferentes profissionais.

Pensando nisso, a discussão da disciplina: Prática, Educação e Formação Interprofissional em Saúde, durante o período de 24/07/2017 a 28/07/2017, serão utilizadas diferentes estratégias de ensino, como: seminários; discussões sobre os imaginários das profissões de saúde; estudos e discussão de casos em equipe; visitas às unidades básicas de saúde e às unidades hospitalares do HC; relatos de experiências por meio de varais sobre a formação para o trabalho em equipe e prática interprofissional.

Durante essa semana de atividades de formação interprofissional, alunos de nove diferentes áreas profissionais serão estimulados a conhecerem, visitarem e contribuírem com a Rede HumanizaSUS.

 

Docentes coordenadoras: Profa. Dra.Valéria Leonello e Profa. Dra. Fátima Corrêa Oliver