HumanizaSAÚDE Alagoas

8 votos

Oficinas de Qualificação do Cuidado

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde – UNCISAL através do Núcleo de Apoio às Ações de Humanização- NAHUM/SASBEM/PROGESP vem implementando o Programa de Formação em Saúde, Educação e Trabalho, nas Unidades de Apoio Administrativo e Assistencial.   Entre os projetos destacamos as Oficinas de Qualificação do Cuidado, como estratégia para análise e reflexão dos processos de trabalho e das práticas de produção de saúde, estimulando o processo formativo nos locais de trabalho. A oferta surgiu de um diagnóstico situacional, evidenciando necessidades institucionais e demandas dos servidores. O objetivo é proporcionar um espaço de troca, discussões, sobre o trabalho desenvolvido nas unidades assistenciais da UNCISAL.

As oficinas acontecem atualmente, no Hospital Escola Hélvio Auto – HEHA, no Serviço de Verificação de Óbitos- SVO e no Ambulatório Escola de Especialidades, com ampliação para as outras unidades e setores administrativo da universidade. 

Como resultado esperado, evidenciamos a reorganização da clínica – com construção de propostas voltadas para a atenção e o cuidado em saúde; fomento à gestão participativa, na perspectiva de valorizar o trabalho executado e o protagonismo do trabalhador.