Ser Phino é ter Saúde

6 votos

Com este tema a SESAPI, através da Vigilância Sanitária e do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador do Estado do Piauí, vem lançando nos serviços de saúde a Campanha de Sensibilização pela Segurança do Paciente e dos Trabalhadores da Saúde.

Hoje foi a vez do Hospital Infantil Lucídio Portella aderir à campanha. Durante boa parte da manhã, os gestores, profissionais e usuários  estiveram reunidos com o grupo condutor da campanha para uma grande mobilização no hospital, na perspectiva de fortalecer uma cultura de adesão às boas práticas capaz de garantir a qualidade dos processos de trabalho e a segurança dos pacientes e dos trabalhadores. Na abertura do evento, Dr. Vinicius, Diretor Geral do HILP, deu as boas vindas aos presentes, e ressaltou a importância da campanha para a segurança de todo o coletivo do hospital. Na sequência, a enfermeira Suzana, da Vigilância Sanitária, fez uma síntese do que é a Campanha, pontuando os seus quatro itens/eixos prioritários: Paramentação, Higienização, Imunização e Notificação. Leando, técnico de segurança de trabalho do HILP, fez uma abordagem sobre a paramentação, enfatizando a importância do uso das EPIs na proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança dos trabalhadores. A Enfermeira Twani, membro da Comissão de Vigilância Epidemiológica do HILP, falou da higienização das mãos, enfatizando os cinco momentos para a higiene das mãos. As enfermeiras Weline e Tássia (Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HILP) abordaram a imunização e a importância da notificação dos incidentes e eventos nos processos de trabalho. Tássia fez um balanço das notificações realizadas no hospital no período de fevereiro a abril de 2017. O ponto alto do evento, foi a divulgação do concurso de frases sobre a prevenção e o controle da segurança do paciente realizado com os profissionais do HILP, com o seguinte resultado:

1º lugar: Naira Laize – Técnica de enfermagem

2º lugar: Aébia – Técnica de enfermagem

3º lugar: Francineide Lopes – Terapeuta Ocupacional

4º lugar: Conceição Brandão – Enfermeira

O evento finalizou-se com um momento de relax e descontração com a participação da Adriana Kelly (Coaching Emocional Coach), que de forma alegre colocou todos os participantes em movimento.