Roda de conversa sobre a Tuberculose, uma doença ainda muito presente e negligenciada

5 votos

De acordo com informação veiculada num dos jornais de Teresina, a  Secretaria Estadual de Saúde do Piauí confirmou na sexta-feira (24) que nos últimos dois anos foram registrados 874 casos de tuberculose no Estado. Somente ano passado, foram 685 novos casos da doença.

Alguns anos atrás, o doente para realização do tratamento, via de regra, tinha que ser internado, e até mesmo isolado em hospitais colônias, onde ficavam durante anos, até acontecer a cura, e muitos nem retornavam mais para o domicílio, pois terminavam perdendo o contato com a família. Atualmente, a doença, quando diagnosticada precocemente, é tratada mesmo na Atenção Básica, a nível de ambulatório. Um tratamento simples, que se realizado seguindo todas as prescrições médicas, sem interrupção, dura aproximadamente seis meses.

Para ampliar a informação das pessoas sobre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, e prevenir o avanço da doença, a SESAPI vem  incentivando ações de prevenção, alusivo ao dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Apesar do avanço dos casos no estado, a doença ainda é muito negligenciada pela população.

No dia 22 (quarta-feira), aconteceu uma roda de conversa com os pais/acompanhantes das crianças internadas no Hospital Infantil Lucídio Portella, mediada por uma equipe de profissionais do Programa de Controle da Tuberculose/SESAPI, com o objetivo de despertar a atenção dos usuários sobre a doença e a importância do tratamento precoce e adequado, para uma cura resolutiva. No debate, foi enfatizada a forma de transmissão, os sintomas da doença, a importância do tratamento precoce, o compromisso com o tratamento para uma cura resolutiva, e também o preconceito que envolve a doença  

Houve um grande interesse dos participantes em saber mais sobre a doença, e muitas dúvidas foram esclarecidas. No final do debate, foi disponibilizado um folder bastante informativo sobre a Tuberculose.