Psicanalista? Psiquiatra? Psicólogo? Psicoterapeuta? Qual a diferença entre estes profissionais?

5 votos

Psiquiatra? Psicólogo? Psicoterapeuta ou Psicanalista? Qual profissional procurar?

Muitas pessoas ao perceberem os primeiros sintomas diversos causados por inúmeros transtornos mentais, se perguntam.
Qual profissional procurar para obter ajuda e diagnóstico?
Um Psiquiatra? Um Psicólogo? Um Psicoterapeuta ou um Psicanalista?
Qual a função no tratamento e a formação de cada um destes profissionais?
A questão é, que em uma situação desta, muitas vezes a pessoa fica perdida sem saber a qual profissional recorrer, procrastinando, adiando cada vez mais o diagnóstico e o tratamento.
Eu recebo muito destes questionamentos durante os meus atendimentos, e percebi a dificuldade que as pessoas tem em fazer a associação correta destes profissionais, e consequentemente em realizar uma escolha de qual profissional procurar.
No intuito de divulgar a informação e a legislação vigente publiquei no meu blog este tema.

Psiquiatra: É um médico que após sua graduação de medicina se especializa em Psiquiatria. Esta é uma especialidade exclusiva da medicina e que capacita o profissional a diagnosticar todas as doenças mentais, baseados em avaliações biológicas, laboratoriais e de imagens. Este profissional é também preparado para orientar sobre a intervenção química medicamentosa, e só ele o pode fazer.

Psicólogo: É um profissional graduado em Psicologia, que é a ciência responsável por estudar o comportamento, também as emoções e o intelecto humano por meio de diversas teorias e correntes de pesquisa. Desta maneira por se tratar de uma ciência, o profissional Psicólogo reúne competências para realizar avaliações, aplicar testes e realizar diagnósticos.

Psicoterapeuta: É uma especialização para profissionais graduados em várias áreas do conhecimento humano, por isso é uma pós graduação interdisciplinar.
Este profissional trabalha ajudando a pessoa a reduzir o sofrimento gerado por problemas emocionais que vão desde conflitos comuns do dia a dia, até transtornos mentais graves. Há várias teorias cientificas e especializações, nas quais ele pode embasar a sua prática. Este profissional esta habilitado para aplicar as terapias voltadas a psiquê humana, individualmente ou em grupo.

Psicanalista: É um profissional que pertence a uma Sociedade Psicanalítica aonde permanece em estudos e pesquisas constantes durante toda a sua carreira, é também uma especialidade (Pós graduação) interdisciplinar, e que tem em sua prática como o nome já diz (analisar a alma), ‘psique’ = teoria da alma. Este especialista da ‘Psique’ está preparado para analisar, avaliar, diagnosticar e cuidar terapeuticamente dos casos de conteúdos inconscientes, que necessitam de sua interpretação e tratamento.

É muito comum que estes profissionais tenham mais de uma formação.
Bom, mas qual profissional se deve procurar primeiro?
Em geral, não tem este ou aquele profissional, geralmente todos são capacitados extensamente em suas especializações. O que eu recomendo é que você sempre procure uma equipe interdisciplinar, não importa a ordem, e que tenha um médico assistindo ao grupo, pois o médico Psiquiatra possui habilidades que os demais especialistas não podem acessar, digo da parte biológica (exames laboratoriais e diagnóstico especifico de imagem). Então o Psicoterapeuta, o Psicanalista, o Psicologo e o Psiquiatra juntos e comunicando-se entre si obterão maior êxito no tratamento.

Então quer dizer que o Psiquiatra é melhor que o Psicanalista, o Psicoterapeuta e o Psicologo?
Não!!! São sim profissionais com formações diferentes e que por isso tem funções também diferentes.
Se você precisa de uma avaliação diagnóstica busque um profissional de sua confiança e ou um que seja recomendado por alguém que você conheça (fundamental), pesquise a cerca dele, procure saber informações de pacientes já tratados por ele, seja Psicoterapeuta, Psiquiatra, Psicanalista ou outro, busque aquele profissional que você se sentir mais a vontade para que possa falar abertamente sobre os seu problemas, então iniciar seu tratamento e ele também vai te encaminhar ao profissional seguinte do grupo, pois geralmente os profissionais indicam um ao outro conforme a necessidade de cada caso.
Os Especialistas da área de saúde mental e bem estar, costumam trabalhar juntos, debatendo e estudando casos clínicos para alcançar o melhor para o paciente sempre. Não tenham dúvidas.

Os melhores profissionais costumam ter bastante conhecimento nas áreas relacionadas e extensa formação curricular e prática. Por vezes, é comum que um profissional reúna várias destas competências para seu melhor desempenho, o que não exclui o outro profissional, porém apesar disso, os melhores resultados costumam ser alcançados quando cada um atua dentro das suas competências.

Artigos contínuos na área de saúde mental e bem estar por:
Tania Erica Rodrigues Lucas ( LUCAS.T.E.R.) – Rio de Janeiro, 19/02/2017.