A PNHSUS, e a busca de um fundamento metodológico para o cuidado humanizado

6 votos

Olá blogueiros da RHS,

como prometido anteriormente, aqui está a minha proposta para dissertaçao de mestrado. Estou apaixonado pelo universo PNHSUS e tenho a missao de levar ao conhecimento do mundo acadêmico a Política Nacional de Humanizaçao e seus conteúdos. Através de artigos, posteres, eventos, conferências e revisão de literatura para a prática clínica na rede de saúde.

Segue a estrutura para meu exame de qualificaçao do trabalho:

1. Hipótese: Os cadernos da PNHSUS, servindo de texto-base para a reflexão da prática humanística na enfermagem, num contexto de desvalorizaçao do cuidado humanizado, conseguem sustentar o fundamento metodológico para o cuidado humanizado? 

2. Método: Revisão Qualitativa (RQ), em trabalhos publicados  com registro de intervençoes feitas por enfermeiros-pesquisadores, nos últimos 10 anos, que utilizaram o referencial baseado nas práticas humanísticas de enfermagem em suas reflexões. 

3. Questão da RQ:  Qual a ideia conceitual de prática humanística de enfermagem dos enfermeiros-pesquisadores nessas intervençoes?

4. Com os resultados, faremos uma discussao á luz da PNHSUS.

5. Objetivo: Evidenciar, a partir dos Cadernos da PNHSUS, fundamento/s metodológico/s do cuidado humanizado. 

6. Contribuição para a prática clínica: ” discurso crítico-reflexivo, que posicione o cuidado humanizado como portador de uma metodologia científica. Com o intuito de fazer o enfrentamento da desvalorizaçao do cuidado humanizado, nas redes de saúde”.

 

obs: estou em busca de recursos para dar continuidade no meu mestrado, publicar artigos de revisao sistemática dos Cadernos PNHSUS e seguir essa pesquisa no doutorado. SABEM DE ALGUM ÓRGAO DE FOMENTO Á PESQUISA, LIGADO AO SUS? OU A QUEM DEVO RECORRER?