A criança e os novos objetivos do desenvolvimento sustentável – I Encontro Internacional

5 votos

 

 

1° ENCONTRO INTERNACIONAL A Criança e os Novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 

29 de novembro de 2016 – SÃO PAULO

 

O encontro terá como objetivo principal trazer para o debate pessoas e organizações, de caráter público ou privado, e as diferentes possibilidades para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ONU (ODS) e suas metas, com foco na criança visando efetivar o direito de brincar como elemento catalisador para que os ODS em destaque possam ser plenamente alcançados.

 

Público Profissionais e estudantes das áreas de educação, saúde, arquitetura e urbanismo, esportes e lazer, cultura, assistência social, justiça e cidadania, meio ambiente; gestores públicos; gestores corporativos; jornalistas e comunicadores, preocupados com a temática; pais e demais pessoas interessadas.

 

Organização IPA Brasil Associação Brasileira Pelo Direito de Brincar e à Cultura Parceria Centro Tecnológico Paula Souza Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade – GT Natureza e (des) Medicalização Instituto Alana Instituto Árvores Vivas Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo – Assessoria Especial para Assuntos Internacionais Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania – Programa CIC terre des hommes – Alemanha [email protected] Telefone +55 (11) 3255-4563 Fanpage www.facebook.com/redebrincar

Realização IPA Brasil Centro de Educação Tecnológico Paula Souza ONG terre des hommes- Alemanha

 

Local Centro Paula Souza – Auditório verde Rua General Couto de Magalhães, 145 – São Paulo

 

Programação

Centro Paula Souza – Auditório Verde

 

8h00 às 9h00 Inscrições e welcome coffee 9h00 às 9h30

 

Abertura Mesa composta pelos parceiros, apoiadores e autoridades presentes

 

9h30 às 11h00 Palestra: A Criança e o Meio Ambiente no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Nilda Cosco e Robin Moore – Natural Learning Initiative

Moderadora: Belisa Pereira – Diretora da IPA Brasil

 

11h00 às 12h00 Painel 1 ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

 

Painelistas Bruna Leite – terre des hommes ( sub-tema) Beatriz de Paula Souza – Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade – GT Natureza e (des) Medicalização  

Moderadora Eliana Tarzia Iasi – Presidente da IPA Brasil

 

12h00 às 13h30 Almoço

 

13h30 às 14h30 Painel 2 ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 

Painelistas Nilda Cosco – Natural Learning Initiative NLI. E.E.U.U. Carolina do Norte (sub-tema) Márcio Elias Rosa – Secretário Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo – Lei Brasileira da Inclusão ( a confirmar)

Moderador Dafne Herrera – Fisioterapeuta – Faculdade de Saúde Pública e IPA Brasil

 

14h30 às 15h30 Painel 3 ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Painelistas Robin Moore – Natural Learning Initiative NLI – E.E.U.U. Carolina do Norte (sub-tema) Irene Quintáns- IPA Brasil, red OCARA e BvL Foundation (sub-tema)

Moderadora Janine Dodge – IPA Brasil

 

15h30 às 16h00 Coffee Break

 

16h00 às 17h00 Salas 3 e 4 e Auditório Verde

Apresentação de experiências de sucesso das organizações convidadas:

Instituto Árvores Vivas, MIB – Mapa da Infância Brasileira (sub-tema)

Instituto Alana e Itaú Social (a confirmar) IPA Brasil e Centro Paula Souza – O Agente do Brincar

Moderadora Cleusa Sakamoto Projeto Gênio Criador;

Bruna Leite  Site www.ipabrasil.org E-mail [email protected] Telefone +55 (11) 3255-4563 Fanpage www.facebook.com/redebrincar terre des hommes;

Instituto Alana (a confirmar).

 

17h00 às 17h30 Encerramento Marilena Flores Martins – IPA Brasil

 

Palestrantes convidados

 

Robin Moore – formado em Arquitetura pela Universidade de Londres e em Planejamento Urbano pelo MIT. Na maior parte da sua carreira, dedicou-se à arquitetura de paisagem, como educador, pesquisador e consultor. Moore é uma autoridade internacional sobre a concepção de ambientes de brincar e de aprendizagem das crianças, pesquisa e design de espaço aberto público participativo. Recentemente recebeu do Departamento de Parques, Recreação e Gestão de Turismo da Universidade Estadual da Carolina do Norte, o Prêmio Anual Achievement de 2016. Este prêmio reconhece sua excelente contribuição para parques, recreação, turismo, esporte, a nível nacional e internacional.

 

Nilda Cosco Nilda Cosco é PhD, Diretora de Programas da Natural Learning Initiative, professora associada de pesquisas do College of Design e ex-diretora do Center for Universal Design. Suas responsabilidades incluem a programação de pesquisa e design de ambientes ao ar livre para crianças com e sem deficiência. Site www.ipabrasil.org E-mail [email protected] Telefone +55 (11) 3255-4563 Fanpage www.facebook.com/redebrincar

 

Beatriz de Paula Souza Psicóloga e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo –IPUSP, onde coordena o serviço Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar –LIEPPE. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, participando do Grupo de Trabalho Natureza e (des)Medicalização. Organizadora dos livros Medicalização de Crianças e Adolescentes, Orientação à Queixa Escolar e Saúde e Educação: muito prazer!

 

Belisa Pereira Tornou-se Agente do Brincar no ano de 2012 e atua no Programa de Capacitação de Agentes do Brincar da IPA Brasil desde 2014; ainda em 2014, foi eleita Diretora da IPA Brasil e representa a organização no Conselho da International Play Association, além de ter atuado em países como Colombia, Estados Unidos e Turquia, e na África do Sul, como representante do GT de terre des hommes, parceiro da IPA Brasil.

 

Bruna Leite Advogada e mestre em estudos da infância e direitos da criança pela Universidade Livre de Berlim. Atualmente trabalha na coordenação de terre des hommes Alemanha, onde apoia projetos que enfatizam o direito de brincar como uma ferramenta para a construção de uma cultura de paz e não violência no Brasil.

 

Dafne Herrero Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP pelo Departamento de Saúde Materno Infantil, Mestre pela mesma Universidade, com especializações em Pediatria, Método Neuroevolutivo Bobath, Kinesiotaping, TheraTogs, Práticas de Inclusão, Brincar e a temporalidade do bebê e da criança pequena,

Site www.ipabrasil.org E-mail [email protected] Telefone +55 (11) 3255-4563 Fanpage www.facebook.com/redebrincar Escalas de Avaliação e Follow-up. Experiência nas áreas de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, o Brincar como intervenção e diversão, Escalas de Avaliação e Follow-up, Desenvolvimento Infantil, Tecnologia Assistiva de Baixo Custo e Inclusão Escolar – estratégias e adaptações. Ministra aulas em cursos de Agentes do Brincar Inclusivo, da IPA Brasil.

 

Eliana Tarzia Iasi Presidente da IPA Brasil e Supervisora do Projeto Brincar Centro Ludens. Eliana é professora de formação com especialização em educação física e artística, além de atuar como brinquedista no Hospital Samaritano.

 

Irene Quintáns Arquiteta, dinamiza o pensamento crítico infantil e adulto sobre temas urbanos através da Red OCARA, da qual é diretora e curadora. Assessora a implementação de projetos e políticas públicas urbanas focadas na infância. Participou da Urbanização de Paraisópolis (Secretaria de Habitação). Atual Vice-presidente da IPA Brasil.Consultora da Fundação Bernard Van Leer para o programa Urban95.

 

Janine Dodge Assessora executivos e organizações sem fins lucrativos a realizar o seu potencial e impulsionar seu impacto. Atuou por mais de 20 anos como executiva e diretora nas áreas de Marketing e Responsabilidade Social. É formada no Canadá em Relações Internacionais, possui MBA e é certificada como Professional Integral Coach. É coautora do livro, “A Descoberta do Brincar”, e Conselheira Estratégica da IPA Brasil Site www.ipabrasil.org E-mail [email protected] Telefone +55 (11) 3255-4563 Fanpage www.facebook.com/redebrincar

 

Marilena Flores Martins Co-fundadora da IPA Brasil, Marilena é assistente social de formação, foi Secretária adjunta da Assistência Social do Estado de São Paulo, em 2002, e atuou em saúde mental de crianças e adolescentes por vinte e sete anos. Consultora, autora e palestrante na área do brincar, membro honorário da International Play Association e do grupo de trabalho que elaborou o Comentário Geral sobre o Artigo 31 para a ONU. Já