FOLDER: ACOLHIMENTO NO SUS

7 votos

 

 

 

A ideia de criar um folder com informações sobre o acolhimento teve o objetivo de mostrar a importância dessa prática para os usuários e também funcionários de saúde. É um processo que se caracteriza em atitudes e interações no ambiente dos serviços de saúde. O acolhimento pode colaborar para a melhoria das práticas da atenção e deve ser realizado em todos os níveis de atendimento percorrido pelo usuário, pois propicia um vínculo entre usuário e profissional e cria-se mais segurança por meio dos pacientes, fortalecendo o sistema e o processo saúde-doença.

É necessário o estímulo para o desenvolvimento de ações que envolvem o trabalho em equipe, a co-gestão e a integralidade da ação, levando mais em consideração o usuário com a sua necessidade, viabilizar o cuidado completo e dar atenção ao indivíduo antes de enxergar somente a doença.  

Pensando nas dimensões do acolhimento e em alguns aspectos que são a escuta qualificada, o diálogo, postura e reorganização do serviço de saúde, podemos refletir sobre o macro e o micro. Nas dimensões diálogo e postura que exigem atitude humanizada dos profissionais, no sentido de escutar e entender as demandas dos usuários, se estabelece o vínculo entre os pacientes e os profissionais, assim gerando uma relação de confiança que facilita a adesão ao tratamento, além disso, esta dimensão também tange às relações entre a equipe, que se tornam democráticas, estimulando a participação dos profissionais e gerando melhorias por meio de propostas coletivas.

Nessa relação de acolhimento, sendo uma atitude e técnica entre a equipe multiprofissional há abertura para troca de saberes, buscando articular conhecimentos para construção de novas soluções para as demandas emergentes. Na dimensão reorganização do serviço que expressa a organização interna dos sistemas e da política de atenção à saúde, essa gestão estratégica de ações e pessoas deve resultar em um canal efetivo de comunicação e compreensão da mensagem transmitida, em que os profissionais após elaborarem a partir das demandas o conjunto de soluções, possa resultar em mudanças significativas de aprimoramento dos serviços e de motivação.