2º Diálogo PenseSUS discutirá o conflito entre público e privado na comunicação, informação e saúde

7 votos
Diante das diversas incertezas que se levantam acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), o Icict propõe um debate aberto a toda a sociedade visando discutir, de forma intersetorial, aspectos do direito à informação e à comunicação como peças fundamentais do direito à saúde. É o II Diálogo PenseSUS, que traz o tema ‘Conflito público X privado nas políticas de comunicação, informação e saúde’.
 
Em sua segunda edição, o evento idealizado pela Vice-Direção de Comunicação e Informação do Icict, juntamente com a equipe do site PenseSUS, retoma a proposta de realizar encontros presenciais para fortalecer uma ampla discussão entre a sociedade sobre o sistema público de saúde no Brasil, a partir da óptica do direito à informação e comunicação. A atividade é aberta a pesquisadores, estudantes, gestores, ativistas sociais e usuários dos serviços, bem como demais interessados pela pauta de direitos sociais.
 
Os debatedores convidados irão lançar luz sobre questões como comunicação pública e democratização da mídia e a questão da privacidade individual diante do uso cada vez mais indiscriminado de dados pessoais por serviços prestados na internet. Da mesma forma, o conflito de interesses entre o fortalecimento dos serviços públicos em detrimento de serviços privados na saúde entra na pauta das políticas públicas do setor.
 
Os debates foram nomeados de “Os donos da saúde”, “Os donos da mídia” e “Os donos da informação”. Os convidados são Suzy dos Santos, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), abordando a questão da mídia; Jamila Venturini, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS/FGV Direito Rio), abordando informação na internet; e, Paulo Henrique de Almeida Rodrigues, diretor executivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)  e professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), discutindo o sistema de saúde.
 
“O 2º Diálogo PenseSUS é aberto ao público e faz parte de uma série de encontros iniciada em 2015, sendo mais uma ação proposta no contexto do site PenseSUS para oferecer ao público espaços de debate e reflexão visando o fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde”, explica a jornalista do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Marina Maria, também editora do site PenseSUS – A reflexão fortalece essa conquista.
 
2º Diálogo PenseSUS: Conflito público x privado nas políticas de comunicação, informação e saúde
Quinta-feira, 30/11, às 9h
Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos (campus central da Fiocruz)
 
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br
 
Mais informações: https://pensesus.fiocruz.br/dialogo2