Crack é tema de documentário e livro produzidos pela Fiocruz a serem lançados no Viva Rio

6 votos

Evento será seguido de debate, com a participação do presidente da Fiocruz Paulo Gadelha

No próximo dia 29/7 (sexta-feira), a partir das 14h, no auditório da organização governamental Viva Rio, na Glória (Rio de Janeiro), serão lançados o livro “Crianças, Adolescentes e Crack” (Editora Fiocruz), organizado pela Simone Gonçalves de Assis, e o documentário “Crack, Repensar”, de Felipe Crekpker e Rubens Passaro, produzido pelo Selo Fiocruz de Vídeo. Os lançamentos abordam o crack como uma questão social e as suas implicações.

Os lançamentos

Simone Gonçalves de Assis se baseia em duas pesquisas realizadas de 2011 a 2012 pela Fiocruz: O Desafio da Rede no Atendimento de Crianças e Adolescentes Usuários de Crack e/ou Acolhidas Institucionalmente pelo Uso do Crack dos Pais/Responsáveis e na Pesquisa Nacional do Crack, o maior inquérito mundial sobre o tema, coordenada pelos pesquisadores Francisco Inácio Bastos e Neilane Bertoni, do Icict/Fiocruz. Aliás, os pesquisadores são responsáveis pelo terceiro capítulo do livro “Quantas Crianças e Adolescentes Fazem Uso Regular de Crack e Similares nas Capitais Brasileiras”. Já o vídeo defende a tese de que em uma sociedade de dependentes, como a que vivemos, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam ser revistas.

O Icict/Fiocruz também tem uma participação atuante na questão do uso do crack, integrando a coordenação executiva e o grupo condutor do projeto Caminhos do Cuidado, que atua na formação em saúde mental para crack, álcool e outras drogas de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Atenção Básica.

O debate será mediado por Valcler Rangel, vice-presidente da Fiocruz, responsável pelo Programa Institucional sobre Álcool, Crack e outras Drogas da instituição, e terá Christiane Sampaio, assessora técnica do programa Drogas e Saúde Mental do Viva Rio; Felipe Crepker, diretor do vídeo, Rubem César Fernandes, diretor executivo do Viva Rio e membro da CBDD e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. A entrada é gratuita.

Serviço

Evento: Lançamento do documentário Crack, Repensar e tarde de autógrafos do livro “Crianças, Adolescentes e Crack”

Quando? 29/07/2016 (sexta-feira), a partir das 14h

Onde? Viva Rio – Salão Pablo e Ana (Auditório), Rua da Glória, 76, Glória, Rio de Janeiro

Entrada gratuita

  

Saiba mais:

Trailer: https://goo.gl/to823h

Filme na íntegra: https://goo.gl/fQ9sN6

Facebook: https://goo.gl/DSnSkB

Livro digital da Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack é lançado

https://www.icict.fiocruz.br/node/1337

Entrevista com os coordenadores da maior pesquisa já realizada sobre consumo de crack

https://www.icict.fiocruz.br/node/895

Caminhos do Cuidado – https://www.caminhosdocuidado.org/

Livraria Virtual Editora Fiocruz – https://www.livrariaeditorafiocruz.com.br/