Vamos Buzinar em todo Brasil para Defesa do SUS? Faça parte do “BUZINE SAÚDE”

8 votos

 

Fala galera da Rede HumanizaSUS!

 

Esse post é um convite para começarmos um buzinaço de Fanzines em todo Brasil para defesa do SUS, da Seguridade Social e da Democracia. O BUZINE SAÚDE (https://www.facebook.com/buzinesaude/) surgiu como uma das propostas dos grupos estratégicos do SEMINÁRIO EM DEFESA DO SUS E DO DIREITO À SAÚDE, na cidade de Campinas/SP, com o objetivo geral de Defesa da Saúde, da Seguridade e da Democracia no Brasil. Tem muita galera já espalhando a proposta que é de construção essencialmente coletiva e mandando suas contribuições para a primeira edição até o dia 30.07.2016. Compartilhe você também essa ideia em seu município para Buzinar em todos os Locais que Ninguem Mexe no Sus, NENHUM DIREITO A MENOS!.

 

Segue a baixo parte do Edital para quem ficou curioso e quer saber mais sobre os nossos FANZINES.

1.      DOS OBJETIVOS

1.1       Democratização da comunicação e da produção de conhecimentos em Saúde;

1.2       Inclusão dos conhecimentos produzidos em Saúde na produção midialivrista;

1.3       Produção de comunicação positiva sobre o SUS, facilitando o conhecimento e a apropriação dos usuários sobre o sistema (endomarketing);

1.4       Aproximação da luta pelo SUS e pelo direito à Saúde de outras lutas sociais;

1.5       Promoção de encontros entre atores sociais diversos em favor da defesa de direitos sociais e das lutas pela Democracia no Brasil;

1.6       Circunscrição de um projeto político popular para a Saúde, a Seguridade e a Democracia no Brasil;

1.7       Viabilização do desempenho das demais propostas especificadas na SÍNTESE DA DISCUSSÃO DOS SUBGRUPOS do SEMINÁRIO EM DEFESA DO SUS E DO DIREITO À SAÚDE. Disponível em:

<https://seminarioemdefesadosus.blogspot.com.br/2016/06/sintese-da-discussao-dos-subgrupos.html

 

2.      DAS INSCRIÇÕES

2.1       A inscrição de conteúdos para publicação no BUZINE SAÚDE é livre, não exigindo titulações (graduação, pós-graduação, etc.), não sendo estratificadas por qualidade de produção (A, B, C, D…), mas favorecendo o  protagonismo de toda pessoa interessada na apropriação e na distribuição de ideias relacionadas aos objetivos da publicação.

2.2       Interessados e interessadas deverão apenas enviar o conteúdo para possível publicação ao endereço eletrônico: [email protected]

2.3       Os conteúdos deverão estar relacionados ao respectivo tema divulgado para o número da publicação (ex. BUZINE SAÚDE nº 1, Tema: #nenhumdireitoamenos)

2.4       Recomenda-se a inscrição de conteúdos pouco extensos em números de caracteres e espaços, mas potencialmente extensos e significativos do ponto de vista intelectual e emocional.

2.5       A submissão de conteúdos poderá ser anônima ou conter identificações, a critério do(a) inscrito(a).

2.6       Os conteúdos inscritos que não forem selecionados para a publicação de um número específico, permanecerão disponíveis em banco de dados e poderão ser contemplados em números seguintes. 

 

3.       DA EDIÇÃO

3.1       As publicações serão editadas por pessoas que se declararem interessadas enviando email para: [email protected]

3.2       A seleção dos conteúdos inscritos ficará a critério do(a) editor(a) da vez.

3.3       A edição do primeiro número da publicação será anônima. A identificação ou o anonimato ficará a critério dos(as) editores(as) dos números seguintes.

3.4       O(A) editor(a) estará responsável pela seleção de tema específico para o número da respectiva publicação, pela elaboração de material de divulgação para chamada de inscrições e pela divulgação do material editado para que seja impresso e distribuído.

3.5       O(A) editor(a) da vez poderá contar, em qualquer tempo do processo, com auxílio e colaboração de outros(as) integrantes do Coletivo BUZINE SAÚDE.

3.6       O(A) editor(a) poderá expressar-se e esclarecer-se livremente em item específico: NOTA DO(A) EDITOR(A) DA VEZ.

3.7       Eventualmente poderão ser editados mais de um número da publicação concomitantemente. A edição está autorizadaa partir da comunicaçãodo número e tema da edição enviado ao email [email protected] pelo(a) editor(a) interessado(a).

 

4.       DA IMPRESSÃO E DA DISTRIBUIÇÃO

4.1       O primeiro número do BUZINE SAÚDE será impresso em duas folhas (quatro páginas) editadas e dobradas em formato original.

4.2       O primeiro número do BUZINE SAÚDE será editado e impresso em preto e branco.

4.3       Recomenda-se que os números seguintes respeitem o formato reduzido a poucas páginas e em preto e branco, visando o baixo custo de impressão e deste modo, facilitando a distribuição em massa do BUZINE SAÚDE.

4.4       A impressão e a distribuição ficará a cargo dos mais diversos atores sociais de todo o Brasil, servindo-se para tanto dos meios financeiros que lhes apetecerem.

4.5       O esforço para a ampliação de números do BUZINE SAÚDE divulgados, editados, publicados, impressos e distribuídos é de responsabilidade do Coletivo BUZINE SAÚDE.

 

5.      DOS RECURSOS 

5.1       Toda pessoa que se declarar contrariada ou não representada pelos conteúdos publicados poderá editar uma contra-publicação discriminada pela expressão Lado B. (ex. BUZINE SAÚDE nº 1 – Lado B)

 

6.       DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1       Todas as pessoas que participam ativa ou passivamente dos processos de divulgação, inscrição, edição, impressão e distribuição do BUZINE SAÚDE compõem o Coletivo BUZINE SAÚDE, até que se declarem contrários.

6.2       O(A)s editores(as) se servirão do banco de dados disponível em:  [email protected]

SENHA: NENHUMDIREITOAMENOS

6.3       Os emails enviados do endereço [email protected] para outros endereços eletrônicos deverão ser assinados da seguinte maneira: Coletivo buZine SAÚDE

6.4       Fica vedada a publicação de conteúdos fascistas, machistas, racistas, preconceituosos, elitistas, misóginos, em desacordo explícito com os objetivos da publicação e de caráter ofensivo e desrespeitoso aos Direitos Humanos.

6.5       O presente edital poderá ser ratificado, bem como outros editais publicados, caso contrário, permanecerá este em vigência para os seguintes números da publicação.

6.6       O uso de criatividade é obrigatório.

6.7       As questões não previstas neste edital serão resolvidas pelo Coletivo BUZINE SAÚDE.