Mesmo sem chances de cura, paciente se casa no Hospital das Clínicas, em Goiânia

5 votos

O dia da paciente em fase terminal do Hospital das Clínicas da UFG, Maria Oneide de Sousa Pereira, começou diferente nesta sexta-feira (17). Ao invés da rotina de exames e tratamentos, hoje ela tomou banho, foi maquiada e vestida e, com um buquê de flores nas mãos, desceu as rampas do hospital rumo ao altar improvisado no hall da recepção da unidade, onde jurou fidelidade e amor eterno ao músico Dário Brito Gonçalves.

A história de Maria Oneide, que há pouco mais de um ano está internada na unidade em tratamento contra leucemia e um câncer no pulmão, emociou os funcionários do hospital, que se dividiram e conseguiram organizar o casamento em apenas um dia. “Ela descobriu há duas semanas que o caso dela era de cuidados paliativos e, durante uma terapia que aplicamos a esses pacientes, ela nos contou que seu sonho era ser batizada, mas para ser batizada ela precisava casar. Como o estado de saúde dela é delicado, nós nos apressamos para fazer o mais rápido possível”, contou o professor de Enfermagem da UFG, Marcos André de Matos.

Sem nenhum prognóstico de melhora da doença, Maria Oneide agora faz parte da terapia de cuidados paliativos, tratamento que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e bem-estar do paciente até o fim da vida. A equipe de enfermeiros do HC faz esse trabalho de ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até a sua morte. “A gente procura dar conforto e esse era um desejo muito forte nela. Nós esperamos que ela até melhore um pouco depois desse casamento, porque tudo isso infui no tratamento. Ela está muito feliz”, observou o professor.

 

Inseparável amor

Maria Oneide tem 56 anos e é orientadora pedagógica. Ela residia há sete anos em Barra das Garças com Dário, de 55 anos, mas veio para Goiânia em dezembro de 2014 em busca de tratamento contra a doença. “Ele sempre está comigo. Faz meses que ele dorme ali, naquela cadera de fio”, conta.

Evangélicos, o casal se conheceu num grupo musical o qual participavam e de lá para cá não se desgrudaram mais. A união é aprovada por toda a família, inclusive pelos filhos dos enamorados, já que ambos tem três filhos cada um de outros relacionamentos. “É muita felicidade, principalmente em ver a felicidade dela que eu não via há muito tempo.Isso é maravilhoso,” diz, emocionado, Wellisson de Sousa Barros, filho de Maria Oneide.

Wellisson relatou que atualmente faz medicina em Tocantins e ele não poderia faltar as aulas neste momento, mas quando recebeu a notícia do casamento da mãe na manhã de ontem (16), ele não pensou duas vezes. “Larguei tudo e vim correndo. Eu queria ver esse milagre acontecendo”, disse.

O casamento de Maria Oneide e Dário chamou a atenção de toda a imprensa goiana, que compareceu em peso na cerimônia, o que deixou o casal ainda mais feliz. Maria Oneide também desejava mostrar a todos que, mesmo próximo da morte, ela não desistiu. Ela quis realizar seu sonho e ser feliz até o último instante de sua vida. “Independente da situação, você pode ser feliz. Quem busca a felicidade somos nós. Não espera pelo outro não, o outro pode achar muito difícil”, aconselhou.