Urgência e Emergência – SAMUZINHO

8 votos
     Quando falamos de SUS, logo vem a mente serviços ambulatoriais, longas filas de espera e serviços ineficientes. Essa visão que é imposta todo tempo pela mídia, acaba nos fazendo pensar que é impossível usufruir de um serviço público de qualidade. Porém, temos um serviço referência em urgência e emergência, Integral e eficaz, que nenhuma rede privada tem: O SAMU. 
Neste post não quero me deter no SAMU especificamente, mas em um SUS que se preocupa em alcançar todas categorias/níveis sociais, que mesmo um serviço de urgência e emergência, se preocupa em fazer um trabalho de prevenção e promoção da saúde, um trabalho intersetorial de educação a saúde. 
    O Samuzinho é um projeto que visa desenvolver nas crianças a importância desse serviço e a conscientização quanto ao uso correto do mesmo. Além disso é um trabalho que ressalta a importância da vida, da solidariedade e até mesmo desmistificar impulsos errados na tentativa de um auxilo de socorro. É um trabalho com crianças em idade escolar do 1º ao 9º ano, que surgiu em virtude de tentar solucionar o alto índice de trote. Vale lembrar, que essa demanda surgiu de um monitoramento da prevalência de trote no Distrito Federal, detectado a origem foi iniciado esse trabalho de conscientização, o sucesso dos resultados fizeram com que o projeto se expandisse para as demais regiões do DF e até mesmo para os Estados do Brasil. 
      “  Acreditamos no potencial e desempenho infantil, como agente de apoio, educação e crescimento da Fonte Divulgadora            correta do benefício, fortalecendo a expansão do pensamento. Desta maneira, enfatizamos a educação infantil e adolescentes como dever de abrangência de toda a sua vida. Utilizaremos o recurso “jogo”, para dar à luz ao hábito. Pois, todo hábito entra na vida como brincadeira, e mesmo em suas formas mais enrijecidas sobrevive um restinho de jogo até o final, refletindo uma memória permanente em busca de novos hábitos. “
(Fonte: www.samuzinho.com.br)
 
Segue um vídeo de uma versão exibida no cinema, achei a comparação bem legal, uma didática simples e que mostra a importância de usar o serviço da maneira correta.