Judicialização da Saúde

5 votos

 

É possível perceber no Brasil um crescente número da judicialização na saúde, que nada mais é do que a obtenção de atendimento médico, medicamentoso e de procedimentos diagnósticos pela via judicial. Se essa situação não for tratada da maneira correta poderá gerar prejuízos, não só aos cidadãos, como também ao Estado, em razão da desestruturação do orçamento público e, até mesmo, diante da possibilidade de um colapso do sistema público de saúde.

O papel do gestor é de grande importância nesse caso, porque muitos casos que vão parar na justiça são de simples resolução, como consultas e medicamentos. Cabe ao gestor organizar o orçamento para dar conta de suprir os medicamentos básicos e principalmente de doenças crônicas que seguem um tratamento, além de disponibilizar estrutura nos hospitais que tem maior demanda para construção de mais UTI’s, leitos e equipamentos que funcionem.

Todas essas coisas podem evitar uma ação judicial e transtorno para o usuário. Nota-se urgência em repensar-se a prestação do serviço de saúde pública no país e a implementação de medidas inéditas que mudem o quadro atual.