Quais os sentidos da saúde na imprensa?

10 votos
“No SUS não tem nada de bom porque na TV só se fala mal”.
“Extra, extra, madrugada de filas nos hospitais da capital”.
“Preciso comer isto porque o jornal disse que faz bem”.
“Você soube da doença daquela atriz? Preciso me cuidar, ela deu detalhes na rádio hoje de manhã “. 
 
Estes e outros comentários fazem parte do cotidiano, pois a imprensa pauta boa parte das conversas sobre a saúde no dia a dia. Mas, quais os sentidos destas e outras informações divulgadas sobre saúde pelos meios de comunicação? Desde 2003, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz monitoram diferentes temas de saúde na imprensa. Em 2008, criaram o Observatório Saúde na Mídia  e a partir deste mês, estas e novas análises estão disponíveis online, no site saudenamidia.fiocruz.br, lançado no último dia 07. 
 
O site publiciza as diferentes pesquisas até então restritas à comunidade científica, além de trazer artigos atuais sobre temas variados da saúde, conforme as linhas de investigação de cada pesquisador. Além disso, a plataforma digital disponibiliza ao internauta o acesso ao “e-monitor”, que agrega  notícias  sobre o zika-virus, a dengue e a febre chikungunia, a partir do que foi publicado em jornais das cinco regiões brasileiras, a saber  Folha de S. Paulo (SP); O Globo (RJ); O Estado de Minas (MG); A Tribuna (ES); Correio Braziliense (DF); Jornal do Commercio (PE); Correio da Paraíba (PB); O Correio (BA); Zero Hora (RS) e Dez Minutos (AM). É possível consultar também, em um só lugar, as informações divulgadas por importantes órgãos da saúde pública, como a  Organização Mundial da Saúde, Organização Panamericana da Saúde, Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, bem como artigos científicos sobre estes temas. 
O site é atualizado periodicamente, e traz também o histórico do projeto e os pesquisadores envolvidos, além de entrevistas e artigos opinativos de profissionais de outras instituições que analisam criticamente a mídia e a saúde, entre outras informações. Acesse www.saudenamidia.fiocruz.br e saiba mais. 
 
Sobre o Observatório Saúde na Mídia 
O Observatório Saúde na Mídia foi criado a partir de uma pesquisa sobre a dengue na mídia, entre 2003 e 2007. A partir de 2008, já como observatório, o projeto realiza o acompanhamento da saúde na imprensa, ao  monitorar os meios de comunicação brasileiros , analisar como se constroem os sentidos da saúde e do SUS e divulgar os resultados dessas análises em espaços acadêmicos. O Observatório Saúde na Mídia é parte das atividades do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz). 
 
Mais informações: saudenamidia.fiocruz.br