Artigo 198: Redes de atenção.

10 votos

O SUS tem sua forma de organização baseada em um artigo da Constituição Federal, o de número 198. Esse artigo diz que as ações e serviços de saúde devem estar organizados de forma regionalizada, ou seja, cada região de saúde terá os serviços que forem necessários para aquela área, e hierarquizada, isto é, para que não aconteça o efeito funil nos serviços, eles devem ser prioritariamente iniciados nos serviços de sua respectiva necessidade. Sendo assim, demandas referentes a uma dor de cabeça, por exemplo, devem procurar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e essa irá referenciar o usuário dentro da rede de atenção.

Esse artigo, expõe essas 3 categorias fundamentais, sendo elas:

Descentralização, com direção única em cada esfera do governo (Federal: quando referente ao Ministério da Saúde, Estadual: Secretarias Estaduais de Saúde e Municipal: Secretarias Municipais de Saúde; e seus respectivos líderes). Partindo disso, cada ente federado fica responsável por realizar as ações, bem como planejamento, arrecadação de impostos, aplicação dos recursos, dentre outros;

Atendimento integral, no qual as atividades preventivas são prioritárias, nesse ponto o governo deve assegurar, através de ações, que ocorra continuidade do cuidado com o usuário, esteja ele em qualquer nível de complexidade do sistema – Atenção primária, atenção secundária, atenção terciária – além de fazer o referenciamento dessa pessoa para a equipe que o acompanhará na atenção básica.

-Por fim, temos a participação da comunidade, que pode se dar por meio dos conselhos de saúde locais, onde eles podem levantar demandas, necessidades, solicitação de melhorias, acompanha e auxilia na formulação do planejamento de saúde da região em que habita, essa ferramenta é essencial nesse modelo, pois promove espaços de fala e integração entre os principais atores do serviço.

Abaixo, temos a demonstração da organização da rede de urgência e emergência:

E então, como podemos otimizar e ampliar as redes no atual cenário de crise ?

Compartilhe conosco suas experiências!!