NO CARIRI TEM LUTA ANTIMANICOMIAL

5 votos

A luta antimanicomial existe e persiste todos os dias pela garantia de direitos e contra todas as formas de manicômio.  O manicômio está internalizado na sociedade como forma de controle e manutenção de ordem, excluindo e trancando quem não está de acordo ou não é consoante com a mesma.

Nesse sentido práticas profissionais como excesso de medicamentos ou estabelecimento de parâmetros de comportamento reproduzem essa lógica manicomial e excludente, e, portanto, devem ser repensadas e abolidas. Devemos libertar-nos de preconceitos, rotinas e receitas prontas de como cuidar a fim de construirmos uma assistência libertadora.

Dentro desse panorama político vivido aqui no Brasil, que tem ferido e guilhotinado nossos direitos básicos como democracia, saúde, cultura, educação (e até o direito de pensar) caminhamos para a perda da liberdade e outros direitos conquistados, devemos ficar atentos, nos organizarmos cada vez mais e lutar, pois, as práticas libertadoras e construtivas são fundamentais e estão sendo perseguidas severamente a nível nacional.

No Crato-Cariri-Ceará o Projeto ArtÉ Saúde da ALDEIAS tem construído novas práticas de produção e assistência em saúde mental junto aos usuários do CAPS II do Crato com arte, educação popular em saúde e a perspectiva da saúde holística. Nessa semana da Luta Antimanicomial intensificamos nossas intervenções, diálogos e ocupações de espaços a fim de fortalecer a nossa luta e promover o dialogo e a reflexão da sociedade em torno da saude mental.

 

arte e saude mental, movimento, luta antimanicomial, Cariri