Um novo olhar/fazer na saúde do Município de Viçosa – AL

6 votos

A efetivação das Oficinas de Reflexão Coletiva Sobre o Processo de Trabalho na Atenção Básica em execução desde 2015, tem por objetivo geral, conhecer o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica do Município de Viçosa, envolvendo Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos e demais profissionais.

Nas oficinas utilizamos a metodologia das Rodas de Conversas, priorizando e incentivando a fala dos trabalhadores da saúde, bem como provocando a importância da reflexão sobre um novo fazer na saúde, que deve vir alicerçado em uma nova forma de lidar com o trabalho e no trabalho.

As bases teóricas norteadoras para um novo olhar/fazer saúde no município d e Viçosa, tem sido a Política Nacional de Humanização do SUS, A Educação Permanente em Saúde e a Portaria da Atenção Básica- 2488 de 21/10/2011.

O processo está a todo vapor e estamos apenas no início de uma deliciosa jornada, que acreditamos e já observamos as mudanças provocadas nas inquietações, nos desabafos e no compromisso em voltar a acreditar que vale a pena ter esperança na construção de novas relações de trabalho e de produção d e saúde.

As oficinas são pensadas e executadas por uma equipe de 5 profissionais, envolvendo Assistentes Sociais, Coordenadora da AB, Coordenadora de planejamento e Farmacêutico.

A semente está sendo plantada, e todos já tem a certeza de que o germinar dela dependerá do envolvimento coletivo dos envolvidos. Uma ação desafiadora frente o atual contexto político, econômico e social pelo qual passa o país, mas com certeza gratificante se nos levar a atuar de forma coesa com usuários, gestores e trabalhadores.

Tânia de Alcântara Moura Vilela