Regulação em Saúde

6 votos

 

A Regulação em Saúde tem como objetivo a construção de projetos voltados à qualificação da regulação nas regiões de saúde, para a garantia de acesso e da integralidade do cuidado à saúde para usuários do SUS. O conceito de regulação mais disseminado no SUS está ligado à regulação do acesso dos usuários aos serviços de saúde.

A prestação de serviços de saúde pode ser vista como uma das muitas variáveis que influenciam as condições de saúde de uma população, há uma relação entre os dois, mas isso é um conceito muito restrito, o que nos faz pensar que garantir acesso a saúde é apenas garantir acesso aos serviços de saúde. O escopo da regulação no setor saúde tem sido o de estabelecer padrões de qualidade e segurança para assegurar as condições mínimas na prestação de serviços.

Não há uma definição correta para regulação, existem inúmeros e diferentes conceitos, e cada um reflete diferentes perspectivas e valores que estão implícitos por quem as elabora e por quem as utiliza. Regulação é uma tarefa do Estado, de maneira a garantir o interesse da população e melhorar o desempenho do sistema de saúde. 

 

Referência:  Biblioteca CONASS, Livro 10 – Regulação em Saúde