Psicologia Hospitalar/ Psicologia da Saúde/como atua o Psicólogo

8 votos

Na disciplina de introdução à Psicologia da Saúde com o professor Douglas Casarotto, ele nos propôs um trabalho onde fosse abordado o assunto sobre Psicologia Hospitalar, e comentássemos sobre o mesmo e então aqui realizar uma postagem. 

 

Acadêmicas: Elenita Negrete; Raquel Pedroso; Sani Farias; Susana Aquino

 

Psicologia Hospitalar/ Psicologia da Saúde/como atua o Psicólogo

 

  Nosso trabalho aborda sobre a psicologia hospitalar/Psicologia da saúde, a primeira tem como especialidade exclusivamente brasileira e, se propõe em ser uma área de conhecimento que visa fornecer suporte ao sujeito em adoecimento, priorizando a minimização do sofrimento emocional do paciente e de sua família, provocado pela hospitalização, a fim de que este possa atravessar essa fase com maior resiliência. 

De acordo com o conselho que rege a profissão de psicólogo, o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos:

Secundário- (onde já existe uma demanda e o profissional atua prevenindo seus possíveis efeitos adversos. Ex: (trabalho com pessoas que recorrem ao exame de HIV durante o período da espera pelo resultado).

   Terciário- diz respeito ao trabalho com pessoas com problemas de saúde instalados, atuando para minimizar seu sofrimento, Ex: (trabalho de grupo, psicoterápico, de apoio,( entre outros), com pessoas infectadas pelo vírus HIV ),dando atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia e, estas são apenas algumas das atividades realizadas dentro do âmbito hospitalar.

A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença.

Psicologia da Saúde como a disciplina ou o campo de especialização da Psicologia que aplica seus princípios, técnicas e conhecimentos científicos para avaliar, diagnosticar, tratar, modificar e prevenir os problemas físicos, mentais ou qualquer outro relevante para os processos de saúde e doença. Esse trabalho pode ser realizado em distintos e variados contextos, como

Hospitais, centros de saúde comunitários, organizações não-governamentais e nas próprias casas dos indivíduos.

Pode -se ressaltar que a Psicologia denominada no Brasil como Hospitalar, é inexistente em outros países, a aproximação que seria no Brasil a Psicologia Hospitalar é denominada Psicologia da Saúde em outros países.

 

Bom, ao final da pesquisa e apresentação da mesma o grupo refletiu o quanto este projeto foi rico, pois nos deu a oportunidade de entender um pouco mais sobre essa área onde o profissional da Psicologia Hospitalar pode atuar, dando ao sujeito hospitalizado e em sofrimento um apoio emocional e enxergando além de seus diagnósticos/ rótulos que lhes são colocados.

 

FONTES:

CASTRO, Elisa Kern de; Bornholdt, Ellen. Psicologia da Saúde x psicologia hospitalar:. Definições e Possibilidades de Inserção Profissional Psicol. Cienc. prof. , Brasília, v. 24, n. 3, p. 48-57, setembro de 2004. Disponível a partir https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000300007&lng=en&nrm=iso Acesso em 17 de abril de 2016.

RIBEIRO, José Carlos Santos; DACAL, Maria Del Pilar Ogando. A instituição hospitalar e as práticas psicológicas no contexto da Saúde Pública:: notas para reflexão. Rev. SBPH,  Rio de Janeiro ,  v. 15, n. 2, p. 65-84, dez.  2012 . Disponível em https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582012000200006&lng=pt&nrm=iso . Acessos em  17  abr.  2016.