O SUS mais Acessível

6 votos

O SUS trabalha com a integralidade de seus serviços, entretanto sua maior dificuldade ainda é o acesso. Ele deve ser organizado de forma regionalizada e hierarquizada, com descentralização e equidade, contando com a participação intersetorial e da população. O Decreto 7508/11 objetiva organizar isso de forma melhor, agindo nas conexões das 3 esferas de governo (Municípios, Estado e União).

No Artigo número 8 da Lei 8080/90 diz que o SUS deve ser organizado de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente, o que é um outro desafio para o nosso sistema e esse decreto utilizará da Atenção Básica como porta de entrada, para tentar concretizar melhor esse objetivo. 

Como já dito, o decreto agirá nas 3 esferas de governo, pois isso também é um desafio, visto que são mais de 5000 municípios, 26 estados e um distrito. Atualmente essa divisão na conexão entre essas esferas, em relação as prestações de serviços de saúde, tem sido muito complexa. Como hierarquizar e regionalizar os serviços objetivando as maiores necessidades? Um Município é mais rico, outro mais carente, um recursos sobram, outro faltam. Para isso o decreto se utiliza do Mapa da saúde que mapeará as regiões, permitindo uma indentificação maior das necessidades prioritárias, por meio de um planejamento integrado com um plano de saúde Específico.

O Decreto oficializa a Atenção Básica como entrada, que abrangirá a promoção e assistência a saúde, assistência farmaceutica e vigilância em saúde, otimizando os recursos por meio da criação das RENASES (Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde) e aperfeiçoamento da RENAME (Rede Nacional de Medicamentos), assim ocorrerá uma melhor resolutividade e encaminhamento das necessidades de serviços de saúde específicas de cada usuário.