Inscrições abertas do II Seminário VER-SUS em Movimento: Levante-se pela Saúde!

6 votos

Olá juventude bonita e de luta! 

A Comissão Organizadora das Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) Pernambuco – Região Metropolitana do Recife (RMR) vem convidar todas(os) a participar do VER-SUS em Movimento: Levante-se pela Saúde. Diferentemente das edições de VER-SUS anteriores, o evento terá caráter deseminário.

Utilizando metodologia participativa, aproximando-nos da maneira a qual conduzimos as vivências, objetivamos aproximar os/as participantes do seminário para o engajamento na comissão organizadora e fortalecimento da construção do VER-SUS localmente. Durante o seminário estaremos dialogando sobre temáticas que abordarão a conjuntura estadual e nacional da saúde; a formação profissional em saúde; o cenário de crise atual e os impactos na assistência estudantil e a saúde mental. Na programação do seminário também teremos a I Mostra Pernambucana de Experiências VER-SUS, onde estaremos recebendo fotos, vídeos e demais produções artísticas referentes às edições de VER-SUS da RMR realizadas no período de 2012 a 2015. 

Quem pode participar?

Poderão participar estudantes egressos(as) das diversas edições de VER-SUS realizadas no período de 2012 a 2015, professores(as), trabalhadores(as) da assistência, gestores(as), integrantes de movimentos sociais e comunitários(as) que fizeram parte de alguma edição do VER-SUS ou que tenham o interesse de conhecer o projeto. As pessoas que residem no interior de Pernambuco ou em outros Estados brasileiros deverão entrar em contato com a comissão através do e-mail da comissão organizadora. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas.

Quando? Em que local?

O seminário ocorrerá no período de 29 de fevereiro a 04 de março de 2016, nas dependências do Centro de Ciências do Nordeste (CECINE) da (campus Recife, bairro Cidade Universitária), com atividades que acontecerão no período das 8h da manhã às 17h da tarde. 

E as inscrições?

As inscrições estarão abertas do dia 02 ao dia 20 de fevereiro e serão realizadas através do site eventick. Atenção! Ao finalizar a inscrição, você terá acesso a um ticket, que deverá ser salvo no celular ou impresso. O mesmo será solicitado, junto a um documento de identificação, no ato do credenciamento no primeiro dia do seminário. Também será necessário realizar inscrição através de um formulário interno da comissão organizadora. Os links de acesso estarão disponíveis abaixo.

Vem com a gente!!

Durante os cinco dias do seminário, seremos responsáveis por “deixar a casa em ordem”, sendo necessário que cada uma e cada um carregue sempre consigo muita disposição e espírito de coletividade. E por fim, mas não menos importante, levante e lute! Desafie-se a sair de sua zona de conforto, deixando de lado as bagagens de qualquer tipo de preconceito e/ou fobia e individualismo. Estamos construindo tudo com muito carinho e dedicação para que esses dias sejam repletos de boas surpresas e expectativas. Reforçamos o convite ao mergulho em águas mais profundas, no que diz respeito tanto à militância pela Reforma Psiquiátrica no Brasil, quanto pela luta por um SUS de qualidade e inovador, que atenda às necessidades do povo brasileiro. Serão dias intensos, de muita troca, auto-re-conhecimento, (des)construção e MUITO aprendizado.

!! Links de inscrição !!

Eventick: https://even.tc/seminario-ver-sus-recifepe
Formulário interno: https://docs.google.com/forms/d/1EqmiL22kChEVJeV9thtBAy2fUA16nl-RIQyCyZjTAgQ/viewform

I Mostra Pernambucana de Experiências VER-SUS: Arte, Afeto e Movimento
 

Fugindo do formato tradicional das apresentações científicas realizadas em eventos acadêmicos, a I Mostra Pernambucana de Experiências VER-SUS busca incentivar a troca de experiências, arte, afeto e movimento através da exposição de fotografias, vídeos e demais produções (poema, cordel, produção musical, intervenção teatral, etc.) referentes às edições de VER-SUS da Região Metropolitana do Recife realizadas no período de 2012 a 2015, como uma forma de linguagem artística na área da saúde.

Dos Critérios Gerais
 

Para realizar submissão de produções artísticas à mostra, é necessário estar inscrito(a) no “VER-SUS em movimento: Levante-se pela Saúde”. O/A participante deverá fazer uma breve descrição da produção submetida: nome completo; qual a edição do VER SUS; se foi vivente, facilitador ou comissão organizadora; juntamente a uma breve descrição do que motivou a criação de tal produção.

 

Das Normas Técnicas
 

As submissões poderão ser realizadas individualmente ou em grupo de no máximo 5 (cinco) pessoas, excetuando-se as produções teatrais, que terão número livre de autores(as). O envio do material deverá acontecer entre os dias 03 e 17 de fevereiro de 2016, através do e-mail: [email protected]. Após o envio da produção, o/a autor(a) receberá um e-mail de confirmação, o qual servirá como comprovação de envio. Tal envio representa um compromisso definido dos(as) autores(as) em apresentar sua produção artística, se aceita, na mostra.

 

Do Formato das Produções e Modalidades

Fotografia

· Colorida ou Preta e Branca, em formato JPEG digital de até 25 MB;

· No máximo 3 (três) fotografias por participante.

Vídeo

· Inédito

· Tempo máximo: 5 minutos

· Compartilhado em anexo por e-mail, através de link do YouTube ou pelo Google Drive. (Obs: Não aceitaremos vídeos em outras plataformas)

Outros
 

· Duração máxima de 5 minutos.

· No caso de produções textuais, enviar em formato PDF.

Título do trabalho: fonte times new roman, tamanho da fonte 14 pt, negrito, maiúsculas, centralizado.

Autores: fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12 pt, negrito.

Corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12 pt, justificado, com espaçamento 1,5 linhas 

Dos Critérios de Avaliação 
 

Sugerimos que sejam produções originais. Produções de outros autores devem, obrigatoriamente, conter nome do(a) autor(a), ano, e/ou autorização para publicação. Trabalhos plagiados ou que fugirem do tema não serão aceitos.

A avaliação do material submetido à mostra será realizada pela comissão organizadora do VER-SUS PE RMR, que julgará as produções artísticas pela qualidade, relevância e originalidade. Será observado o enquadramento aos critérios e procedimentos descritos no item referente ao “Formato das Produções e Modalidades”.

Do Resultado Final
 

O resultado final das produções aprovadas será divulgado junto à lista de participantes do “II VER-SUS em Movimento: Levante-se pela Saúde”, através do site OTICS, da fanpage do Facebook VER-SUS Pernambuco, Blog e e-mail.

Das Premiações
 

Serão premiados os primeiros lugares das modalidades descritas no item “Formato das Produções e Modalidades”. Mediante apresentação das produções artísticas na I Mostra Pernambucana de Experiências VER-SUS: Arte, Afeto e Movimento, os/as avaliadores(as) farão suas considerações em um formulário interno e passarão à comissão organizadora, que divulgará as produções premiadas no encerramento cultural do “VER-SUS em Movimento: Levante-se pela Saúde!” e entregará um prêmio simbólico aos autores e autoras.

Boa sorte a todos e todas! 
 

Para Maiores Informações:
– Secretaria Executiva do VER-SUS Brasil: [email protected]
– Comissão Organizadora: [email protected]
– Fanpage do VER-SUS Pernambuco: https://m.facebook.com/profile.php?id=352186168270136
– Blog: https://ver-susemmovimento.blogspot.com.br/

Atenciosamente,
Comissão Organizadora do VER-SUS PE – Região Metropolitana do Recife 
Juventude que ousa lutar constrói um SUS Popular!

 

PROGRAMAÇÃO:



CRONOGRAMA - RECIFE-PE.jpg