Fitoterapia- Plantas Medicinais

17 votos

      O conhecimento histórico do uso de plantas medicinais se da ao longo da história da humanidade,as plantas foram os primeiros recursos terapêuticos utilizados,os homens das cavernas já utilizavam plantas medicinais para tratamento.
      Quando o Brasil foi descoberto a fitoterapia reinava praticamente sozinha não havia vacinas nem medicamentos sintéticos, esses medicamentos só foram aparecer no final do século XIX com as aspirinas.
      Hoje em dia para a medicina é essencial que haja um dialogo entre paciente e medico sobre o uso da medicação,independente que seja remédio industrializado ou plantas medicinais,em nossa cultura é bem enraizado a utilização de plantas medicinais,quem nunca tomou um chá de alguma planta porque alguém lhe disse que era bom para algo,a fitoterapia está relacionada ao tratamento e prevenção de doenças por meio das plantas.
      Porem a implantação do uso de fitoterápicos na  atenção básica sofre um certo preconceito quanto a esses medicamentos, a profissionais que não aceitam que seus pacientes façam uso de chás, banhos ou outra forma de tratamento de plantas medicinais.
     Como o uso dessas plantas medicinais é um saber popular passado de geração para geração deveriam haver mais  dialogo entre médico e paciente e assim unindo o saber científico com o saber popular. Dialogar com as pessoas sobre plantas medicinais é estimular a sua condição de sujeito na relação.
      Mas também há casos de médicos que já utilizam o uso de remédios industrializados e plantas medicinais em conjunto para o melhorar tratamento do paciente
      O Brasil detém a mair parcela de biodiversidade em torno de 15 a 20% do total mundial planetária.A fitoterapia é uma pratica ainda muito usada nos dias atuais, pois existem muitas pessoas que acreditam fielmente no poder medicinais das plantas,não podemos radicalizar  falando que não podem atuar no papel de tratamento de doenças já que muita gente utiliza esse recurso medicinal e se sente bem melhor,existe também quem faz uso de plantas medicinais para evitar o uso excessivos de remédios industrializados.
      Como qualquer medicamento o mal uso de fitoterápicos podem ocasionar problemas de saúde, não podemos se deixar levar pelo fato de se tratarem de plantas e assim  de não causar nenhum risco a saúde.
      Algumas plantas fitoterápicas podem ser utilizadas para amenizar alguns sintomas de doenças de baixa  gravidade  e por um tempo curto, se os sintomas  apresentados persistirem por um longo tempo sempre devemos procurar um médico para que possamos ter um diagnostico correto.
     A fitoterapia tem elementos muito além dos medicamentos, estimulando de outras maneiras a compreensão da doença e os processos de cura, o fitocomplexo da composição das plantas medicinais contém muitas possibilidades terapêuticas atingindo os níveis orgânicos e psíquicos.

 

texto escrito por Francieli Azevedo e Greice Silva, com base no artigo "Fitoterapia na Atenção Básica: Novas Possibilidades de Diálogo"  ( Maria Esther Vilela)