Oficina para Organização da Rede Urgência e Emergência em Joinville

12 votos

 

Secretaria de Saúde de Joinville promoveu oficina para organização da Rede de Urgência e Emergência.

 

A Secretaria de Saúde de Joinville realizou nos dias 1 e 2 de junho , a oficina para organização da rede de Urgência e Emergência/ módulo IV.

Estavam presentes nos dois dias os representantes do Ministério da Saúde, Glória Delfim Walker , Drª Adriana de Azevedo Mafra , Drª Maria Emy Shimazaki e Dr Sergio Zanetta consultores do Ministério da Saúde na construção de Redes De Atenção a Saúde .                                                                 

 

Segundo Dr ª Adriana “A idéia é organizar a assistência ao cidadão que se encontra na situação de urgência e emergência” .Explicou ainda que um atendimento adequado depende da qualidade de organização onde o tempo e local são decisivos para um resultado satisfatório.

Entre os profissionais de saúde de Joinville participaram também representantes de saúde da Macrorregião Norte e Nordeste, convidados pela Secretária de Saúde de Joinville e Secretaria Estadual de Saúde para conhecer e participar do processo de organização das redes.

Os responsáveis pela oficina foram : Ministério da Saúde, Grupo de Condução, Conselho Gestor, Comitê do Trauma e o Comitê Cardiovascular. Abordaram vários assuntos que estavam relacionados a discussões sobre a expectativa dessa organização, envolvendo atividades em grupo, baseadas nas experiências dos profissionais e experiências exitosas nacionais (Minas Gerais) e internacionais( Milão, Catalunha…) . Foram apresentado estratégias de gestão para apoio da organização da Rede de Urgência e Emergência, referentes aos Comitês de Trauma e Cardiovascular, e a apresentação de propostas de Monitoramento da implantação da rede, e processos de trabalho.

Membros do Grupo de Trabalho de Humanização da Secretaria de Saúde de Joinville participaram da oficina fortalecendo a Política Nacional de Humanização .

Nos dias 20 e 21 de Julho está prevista a segunda etapa da Oficina de Governança com a presença do renomado palestrante Dr Eugênio Villaça Mendes ,consultores do Ministério da Saúde, Drª Carmem Zannoto representante do estado , Corpo Técnico e Gerencial da Saúde de Joinville e Secretários Municipais da Saúde.