Educação Continuada Agentes Comunitários de Saúde

12 votos

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Kit Medicamento, iniciou o processo de educação continuada dos 120 agentes comunitários sobre uso racional de medicamentos para hipertensão arterial e diabetes.

O trabalho começou com 13 agentes da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim João de Vasconcellos e segue no CIS do Nova Veneza. Esta atividade estava suspensa há mais de 3 anos no município. O reforço acontece em paralelo à regularização do fornecimento dos Kits Medicamentos a Insulinos Dependentes.

O programa entregou 5.913 kits completos nas 23 unidades de saúde do município na última semana. Foram 2.604 kits de medicamentos, 3.217 kits de insulina e 92 glicosímetros. “Conseguimos regularizar já neste semestre a distribuição dos kits para toda rede, algo que não vinha acontecendo desde o ano passado.Vamos agora reforçar o treinamento dos agentes comunitários que têm um papel importante no acolhimento desta população acometida por diabetes e hipertensão. Nossa missão é aumentar a cobertura deste atendimento nos próximos anos”, destacou a secretária de Saúde, Tânia Pupo.

A gerente do Programa Kit Medicamento, Silvia Costa, explica que a população de hipertensos e de diabéticos tem aumentado em virtude do aumento da expectativa de vida das pessoas. Os idosos são o grupo mais atingido pelas doenças crônicas, contudo, a especialista aponta uma demanda crescente de jovens portadores de algum transtorno. “Este programa existe em Sumaré há sete anos e estamos requalificando os nossos agentes. O nosso objetivo é que eles compreendam os aspectos das doenças crônicas, as técnicas de manipulação dos medicamentos para realizarem um trabalho humanizado”,
frisou Silvia.

A atividade de qualificação é realizada com usos de apostilas, apresentação de slides onde são abordados temas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Envelhecimentp, Hipertensão, Diabetes, Obesidade e Uso Racional de Medicamentos.

A prefeita Cristina Carrara realça que a principal meta do programa a partir de agora é atingir o maior número possível de pessoas que são portadores de doenças crônicas e também realizar um bom trabalho de orientação e prevenção com ajuda dos agentes comunitários de saúde.

Fonte: DA REDAÇÃO | Sumaré
[email protected]