Humanização é tema de concursos do Ministério da Saúde

12 votos

O Ministério da Saúde realizou no mês de novembro dois processos seletivos para preenchimento de 600 vagas de nível médio e 395 vagas de nível superior – este último, sob a forma de contratação temporária, por quatro anos. Em ambos, a humanização foi tema de diferentes formas. A seleção de nível médio, trouxe como tema da redação “A necessidade de humanização dos serviços públicos de saúde”.

A prova de nível superior, para o cargo relacionado à educação, promoção e comunicação da saúde trouxe a PNH em cinco questões, que abordaram os princípios da PNH e também os dispositivos Visita Aberta e Ambiência. Vale ressaltar que a prova traz o equívoco de denominar a  PNH como Programa, e não como Política.
Teste seus conhecimentos!

Quanto ao Programa Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS, julgue os itens a seguir.

96 O HumanizaSUS está permitindo a implantação de práticas de humanização nas ações de atenção e gestão dos serviços de saúde e vem contribuindo com a legitimação do SUS como política pública.

97 As unidades de saúde estão investindo na educação  permanente em saúde dos profissionais, na adequação de ambiência e espaços saudáveis e acolhedores de trabalho, propiciando maior integração de trabalhadores e usuários em diferentes momentos.

98 O PNH possui como princípios a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão, o protagonismo, a co-responsabilidade e a autonomia dos sujeito e dos coletivos.

99 O PNH está permitindo a fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais. Isso permitirá facilitar o processo de triagem de pacientes e diminuir o tempo de atendimento.

100 Para permitir agilidade no atendimento e contato direto entre o profissional de saúde e o paciente, será necessária a diminuição do número de acompanhantes e a extinção de visitas durante a internação.

Fonte: www.cespe.unb.br