Saúde também é Educação: Retomada do Programa de Saúde na Escola promovendo aproximação entre a Escola e a UBS Mangabeira

15 votos

INTRODUÇÃO: O Programa de Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 como um trabalho integrado entre Ministério da Saúde e Ministério da Educação, visando utilizar o espaço privilegiado da escola, na sua perspectiva de formação integral e construção da cidadania, para trabalhar ações de promoção da saúde com uma abordagem multifatorial, objetivando o desenvolvimento de competências em saúde dentro da sala de aula, a transformação da escola em um espaço saudável e o fortalecimento do vínculo entre a comunidade e a unidade básica de saúde. A intervenção final do Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva, realizada pelos doutorandos Camila Kanzaki, Diogo Medeiros e Gabriela Assunção do curso de Medicina da UFRN, em parceria com a SMS de Macaíba, retomou o PSE na comunidade Mangabeira com a realização da primeira atividade do novo Plano de Ação da UBS Mangabeira.

METODOLOGIA: O projeto foi realizado na Escola Estadual João Chaves com 88 alunos do Ensino Fundamental I e 57 alunos do Fundamental II, bem como professores e funcionários. A abordagem foi adaptada aos diferentes públicos-alvo, com base nas principais necessidades em saúde sugeridas pela direção da escola durante a etapa de planejamento e elaboração do Plano de Ação. Dessa forma, a intervenção teve início com uma roda de conversa com os professores acerca dos temas “primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar”, “reconhecimento das principais afecções de pele da infância” e “DST”. Os professores compartilharam suas experiências com acidentes de crianças na escola, revelaram uma certa insegurança em abordar, principalmente, o tema DST em sala de aula e, por fim, tiraram dúvidas sobre as orientações que a escola pode fornecer em saúde e quando recorrer à UBS.
O segundo momento da intervenção foi voltado para as crianças, cuja necessidade a ser trabalhada foi a higiene, por isso foram distribuídos brindes contendo copo, escova de dente e sabonete. Com o objetivo de estimular a leitura e conscientizar sobre higiene pessoal foram feitas dinâmicas de contação de histórias e uma dinâmica que reproduzia o banho de chuveiro, apontando os principais pontos de atenção. Em seguida, a equipe de saúde bucal da UBS realizou uma roda de conversa sobre higiene bucal e a teoria foi posta em prática com a dinâmica da escovação supervisionada e aplicação de flúor nos “Escovódromos”. Ao final, a dentista fez uma avaliação rápida em todas as crianças, o que resultou em 12 crianças com poucas cáries (até 3), 47 crianças com muitas cáries (mais de 3), 12 crianças que necessitavam de limpeza e apenas 2 crianças sem nenhuma cárie ou placa. Todas elas levaram para casa uma ficha de avaliação bucal e a orientação para os pais levarem os filhos até a UBS para acompanhamento odontológico.
O terceiro momento da intervenção ocorreu com os adolescentes e tratou dos temas “sexualidade – DST e prevenção” e “drogas – lícitas e ilícitas”, com a distribuição de brindes contendo a Cartilha do Adolescente (do Ministério da Saúde), camisinhas, materiais informativos, escovas de dente, entre outros. As dinâmicas consistiram de jogos de perguntas e respostas, individualmente e em grupo. As DSTs foram trabalhadas de forma simples, objetivando o reconhecimento de tais doenças e a necessidade de buscar atendimento médico, bem como as formas de prevenir a sua transmissão. Já as drogas foram abordadas tanto em relação ao seu prejuízo psicossocial, quanto ao seus danos orgânicos. Por fim, todas as carteiras de vacinação foram avaliadas e os esquemas vacinais foram atualizados. 
CONCLUSÃO: A intervenção atingiu o objetivo de fornecer subsídio para a construção de um conhecimento crítico em saúde, investindo no comprometimento e nas potencialidades de todos os profissionais da equipe e da escola para a construção desse saber. Entretanto, resultados mais transformadores dependerão da continuidade dessas ações, o que foi assegurado pela retomada do vínculo entre a Escola e a UBS Mangabeira, através da elaboração do Plano de Ação com atividades mensais agendadas até 2013 e a possibilidade de expansão dessas atividades para outras escolas da comunidade.