CONVITE & Apresentação do CAPPIC:

Primary tabs


14votos

CONVITE & Apresentação do CAPPIC:

Shirley Monteiro is offline

 

 O  CAPPIC- Centro de Atenção e Pesquisa em Práticas Integrativas Complementares - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, surge a partir de parcerias entre o Departamento de Saúde Coletiva ( Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva-Nesc),  o Departamento de Farmácia, e a Escola de Enfermagem, todos integrantes da UFRN, compondo com a Secretaria  Estadual de Saúde Pública- SESAP, através da Coordenadoria de Promoção de Saúde (mais especificamente, o Grupo Estadual das PICS).

 O objetivo desse Centro de Atenção, é ser um espaço que sirva de referência para  atendimentos de usuários do SUS, assim como campo de estágio para alunos das graduações em saúde, alunos do curso técnico em práticas integrativas e complementares da Escola de Enfermagem da UFRN, e alunos das pós-graduações na área.

 O CAPPIC  funcionará  na Unidade Familiar e Comunitária de Saúde, vinculada ao Centro de Ciências da Saúde, bem como ao Hospital Universitário Onofre Lopes/ HUOL.

 O Centro servirá não só para prestar assistência gratuita aos usuários do SUS que desejam receber atendimento em práticas integrativas complementares, e que sejam referenciados, pelos diversos profissionais da rede municipal de saúde, como também pelos profissionais do HUOL. 

 Além disso, CAPPIC representará um campo para Pesquisa Interdisciplinar em Práticas Integrativas no estado do RN, enquanto Espaço prático para pós-graduações da UFRN na área, com apoio e validação da UNIFESP.

 A Linha de Pesquisa Integralidade e Transdisciplinaridade, reunirá este Grupo de docentes, pesquisadores colaboradores,  estudantes de graduação e pós-graduação,  e profissionais do SUS, a partir da tríade ensino-serviço-comunidade.

 CAPPIC  muito bem- vindo  ao SUS  !!!

 13 COMENTÁRIOS

Shirley Monteiro is offline

 Aguardem !!

 Shirley Monteiro.

Katia Brandão Cavalcanti is offline

Muitas emoções no lançamento das ações do CAPPIC/UFRN. Ana Tania com muita alegria recebeu seus convidados carinhosamente. O Cuidado Humanescente faz a diferença!

vilani is offline

 Uma riqueza enorme de informações durante a apresentação no lançamento do CAPPIC, pela Profa, Dra Ana Tania.

Parabéns pela iniciativa e pela oportunidade em integrar um grupo tão rico em experiências humanescentes!

 

Ana Tania is offline

  Cara Shirley,

Sua presença acresceu bastante luminosidade ao nosso evento. O lançamento das Ações do CAPPIC/UFRN foi realmente uma verdadeira sincronicidade entre pessoas e intenções. Tudo foi maravilhoso porque as pessoas que alí estavam tinham o mesmo objetivo, promover ações de saúde saúde integral aos usuários do SUS.como direito adquirido e princípio doutrinário do SUS. Mas a principal energia mobilizadora para que este sonho se realizasse foi a energia do amor incondicional e o compromisso de cada um com uma nova humanidade. Estamos rompendo paradígmas, salutogênese ao invés de patogênese.

Beijos querida, contamos com sua participação ativamente nas ações do CAPPIC!

Shirley Monteiro is offline

 Sim Ana Tania,

 São  pessoas muito especiais  as que encontrei por lá. Voce é uma grande articuladora  das Políticas do SUS, e de agenciamentos mobilizadores, na capacidade de colocar o SUS em experiencias de resolutividade e potencia. Concordo com tudo que ouvi ontem, sobre esta tua dedicação e vocação !! Percebe-se isso em fatos: Na SMS Natal em 2009, aquelas Oficinas maravilhosas para estruturação da Rede do Distrito Oeste, qdo voce deu todo apoio à iniciativa do Hosp. Giselda- (diga-se Milena e Teresa); depois na SESAP, consegue construir e publicar uma Política estadual, que de tão bem fundamentada e estratégica, encanta o MS e todos que se identificam com as PICs. Agora no Depto. de Saúde Coletiva, estas produções instituintes que dinamizam o Cuidado na sua integralidade!! e de forma atrelada  à formação interdisciplinar de profissionais para o SUS, e à pesquisa em saúde. Acredito muito neste processo integrado que reúne pessoas implicadas.

 E sobre as pessoas que lá estavam, e estaremos trabalhando: Em uma mesma equipe minha amiga irmã Déinha que como eu , de Biologa geneticista (DÉCADA DE 80) se transformou em cuidadora nas formas mais relacionais de fazer e trabalhar com a saúde, de forma terapêutica. Meu Mestre de Filosofia, Prof. Ramos que já no Curso de Psicologia,  anos depois, também foi meu Terapeuta e Prof. na formação em Estética Existencial. E meu amigo Haroldo, com suas árvores e sonhos projetos que precisam se realizar, e com a colaboração de todos nós !!! Sem falar  no povo da Saúde, que se encontra agora na Saúde Coletiva redimensionada. Parabéns Ana Tania, e obrigada por proporcionar para nós, esse re-encantamento sempre, pelo SUS  QUE DÁ CERTO , nos caminhos singulares. AQUI as Pessoas, clicadas pelo Haroldo:

 

  O Prof Dr. Ramos Coelho, autor do Livro "A Tragicomédia da Medicalização" recém lançado, é o segundo senhor, atrás de Brandão que trabalha com Plantas Medicinais, aliás uma dupla perfeita, no enfrentamento da medicalização mercadológica da vida:

 

  Beijos a todos !!  E que venham logo nossos próximos Encontros.

  Shirley Monteiro.

  

  

Katia Brandão Cavalcanti is offline

O CAPPIC/UFRN nasceu trazendo no seu DNA a ousadia acadêmica da integralidade humanescente para escrever uma nova história para a saúde do RN.

Parabéns Ana Tania e todos os colaboradores que acreditam no projeto das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde!

Ana Rita Trajano is offline

Parabéns pessoas lutadoras do RN, Natal!

 

Muito bonito, Shirley, encontrar vocês aqui com este movimento, bjoss, Ana Rita

 

Katia Brandão Cavalcanti is offline

Que o CAPPIC/UFRN possa se tornar num centro de referência na formação humanescente de TERAPEUTAS TRANSDISCIPLINARES. Sabemos que as emoções de alegria curam e por esta razão devemos expandir a capacidade luminescente do Ser Humano de autotransformação e de autocura.

Começamos a escrever uma nova história para a Saúde no RN como desenvolvimento das Práticas Integrativas e Complementares!

Débora Oliveira Cerazza Ferreira is offline

Adorei saber o caminho que estamos nos direcionando, sou Enfermeira e estudo Medicina Comportamental na Unifesp e tenho aulas com os mentores das práticas integrativas nesta escola, também vale salientar que o profissional que trabalha no SUS, já pode colocar em prática e faturar!

Bom trabalho a todos!

Rejane Guedes is offline

A inauguração do CAPPIC/UFRN é um bom exemplo da citação atribuida a Raul Seixas: " Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade".

É bom saber que o sonho não está sendo apenas sonhado. Está sendo posto em prática! 

Parabéns aos caminhantes dessa caravana das Práticas Integrativas e Complementares. 

Abraço com afeto. Rejane;

vynamaria is offline

Muitos passam a vida a discutir suas teorias e defender suas falas, mas pouco podem dizer de suas vivências. É preciso agir, colocar em prática o que defendemos e propagamos. Contribuir com a humanidade é colocar  a "mão da massa" também. O grupo de colaboradores, pesquisadores e a quem agora chamo de "Os Humanistas", deu o primerio passo no trabalho com o CAPPIC. Estamos com agenda aberta. Logo teremos novidades quanto aos atendimentos e primeiros diagnósticos e resultados, porque não? Que outros colaboradores do bem se juntem a nós. A luta é árdua, mas extremamente prazerosa e gratificante.

 

Shirley Monteiro is offline

 Iniciativas como essa, em meio a uma crise tão imensa na Saúde do estado do RN, talvez como nunca  vista antes ( pelo menos desde 1988), realmente nos sustenta, com o olhar para seguir em frente, e sentir alguma possibilidade de trabalho gratificante, como cuidadores que somos.

 O "Sus-tenta" de fato: E nós que acreditamos no SUS e estamos com ele, tentamos efetiva-lo, pelas brechas, pelas ideias criativas que Ana Tania tão bem sabe como articular, e agenciar.

 bjos a todos, que estamos nesse movimento bonito e instituinte de produção de saúde.

  Shirley Monteiro

Katia Brandão Cavalcanti is offline

Que as nossas conexões acadêmicas no CAPPIC/UFRN sejam cada vez mais HUMANESCENTES!

 

Últimos posts promovidos


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Projeto: "Enquanto o Doutor não Vem"

 

Hoje (23) deu-se inicio no ambulatório do HILP a implantação do “Projeto Enquanto o Doutor não Vem”. Trata-se de uma iniciativa que tem como público alvo os usuários do ambulatório do Hospital Infantil Lucídio Portella, com o objetivo de otimizar o tempo de espera no atendimento ambulatorial, através de ações informativas e interativas, buscando ampliar o conhecimento, a troca de saberes e o nível de satisfação entre esses sujeitos.

Últimos posts comentados


Harete Vianna Moreno is offline
2votos

Cracolândia é a pedra-ponta do iceberg flutuando no mar-vida.

A Cracolândia não é um espaço geográfico, é uma concentração de pessoas em situação de rua, nem sempre viciadas em crack, pois muitas são alcoolistas. Excluídas de todos os espaços, reúnem-se, protegem-se e consomem-se em adoecimentos.