Banheiro Adaptado para Pessoas com Estomias

Primary tabs

ARTHURLIMA is offline
Tipo da experiência: 
Individual
Período de realização: 
quinta-feira, 31 Janeiro, 2013 - 08:00 to quinta-feira, 18 Julho, 2013 - 18:00
Nome do responsável pela experiência: 
Unidade de Referência Especializada (URE) Pres. Vargas - Belém/PA
Foco da intervenção: 
Outros
Diretrizes da PNH contempladas na experiência: 
Defesa dos Direitos dos Usuários

Relato de experiência: Humanização na assistência

Quando uma pessoa torna-se estomizada, ela passa por algumas transformações, tendo a necessidade de acesso a um banheiro adaptado. Ainda, é raríssimo de se encontrar. Mesmo na construção de banheiros para portadores de necessidades especiais, geralmente não considera-se deficiências específicas como a estomia. Além de que muitas pessoas estomizadas hesitam em sair de suas casas, deixando de vivenciar suas atividades cotidianas, devido a preocuação de esvaziar a sua bolsa coletora, sendo estressante utilizar banheiros públicos, gerando muitas vezes, pânico o fato de lidarem com os eventuais vazamentos de dejetos ou urina em banheiros públicos. Portanto, a disponibilização de banheiros públicos para o atendimento adequado aos estomizados na sensação de bem-estar e segurança. O Estado do Pará dispõem-se de um  Serviço de Atenção à pessoa Ostomizada, que foi implantado em 05/10/2009 e funciona no prédio da Unidade de Referência Especializada em Saúde (URES)- Pres. Vargas em Belém/PA, tendo como objetivo prestar uma assistência qualificada, humanizada e profissional, tendo como ênfase a orientação para o autocuidado, prevenção de complicações e fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança. Este Serviço atende estomizados da de todo o Estado. Atualmente o Serviço conta com uma equipe multidisciplinar. No entanto, apesar do Serviço ser referência para o estado, também não oferecia um banheiro adaptado para os estomizados. Então, visando solucionar essa problemática e durante participação no Curso Educação Profissional em Estomias: conhecendo para melhor cuidar, oferecido pela Divisão de Treinamento e Educação Continuada do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)-Belém/PA, tive a oportunidade de conhecer durante apresentação da palestrante, a importância e a necessidade de banheiros adaptados para estomizados. A partir daí surgiu o interesse em buscar mais informações através de pesquisas na internet sobre a construção de banheiros adaptados para estomizados.

Instituição a qual a experiência se refere: 
Unidade de Referência Especializada (URE) Pres. vargas - Belém/PA

 1 COMENTÁRIOS

Spencer Ferreira is offline

O que dizer de um Enfermeiro que para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes, literalmente, arregaçou as mangas e com uma colher de pedreiro construiu o primeiro Banheiro Adaptado para Ostomizados do Estado do Pará?

O valor dessa iniciativa não está na qualidade da obra e nem em seu alcance social. Antes de tudo, precisamos entender que esse gesto é uma prova inequívoca de respeito as Pessoas com Deficiência, uma prova de humanidade. Seguindo esse exemplo, aqueles que tem por ofício cuidar da vida das pessoas, podem fazer a diferença e ajudar a construir uma sociedade mais humana, de todos e para todos.

É por conta disso que parabenizamos o ilustre Enfermeiro ARTHUR HENRIQUE ALMEIDA DE LIMA e, ainda, apoiamos sua participação com o vídeo “Banheiro Adaptado para Pessoas Ostomizadas, no concurso cultural “SOMOS PARTE DO SUS QUE DÁ CERTO”, patrocinado pelo site Rede HumanizaSUS.

Iniciativas como essa são de grande valia para o público ostomizado e demais pessoas com deficiência, porque estimulam o respeito à vida e o espírito de fraternidade que habita no coração de cada um de nós.

PARABÉNS!

Engº Spencer Ferreira