Doulas - Humanizando o Nascimento - Sete Lagoas / MG

Informações básicas

Tipo da experiência: 
Em grupo

Dados do autor principal ( responsável pela experiência)

Nome do responsável pela experiência: 
Juliana Maria Almeida do Carmo

Resumo da experiência de humanização

Instituição a qual a experiência se refere: 
Hospital Nossa Senhora das Graças
Período de realização: 
Ter, 10/08/2010 - 07:00 - Qui, 18/07/2013 - 07:00
Foco da intervenção: 
Atenção Hospitalar
Diretrizes da PNH contempladas na experiência: 
Ambiência
Defesa dos Direitos dos Usuários
Acolhimento
Clínica Ampliada
Análise crítica da experiência: 

O vídeo apresenta algumas experiências de parto acompanhadas por uma Doula. Desconhecida por muitos profissionais, esta mulher faz a diferença na assistência ao parto. Pois, enfrenta junto com a parturiente as dores do trabalho de parto e empodera esta como protagonista do nascimento do seu filho. Doulas são mulheres leigas que acompanham outras mulheres no período gravídico puerperal, oferecendo um suporte psicológico e emocional. São capazes de humanizar e alterar o ambiente das maternidades atualmente tão mecanizado. Assim, a implantação das doulas nas maternidades é uma estratégia importante na humanização da assistência ao parto. Este vídeo tem como objetivo demonstrar algumas experiências da atuação das Doulas do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) que completa 03 anos de existência.

No início, as Doulas encontraram resistências pela equipe técnica do pré-parto e bloco obstétrico por não estarem acostumados com leigos nos plantões, porém, o tempo, o trabalho, a dedicação fizeram a diferença e quebraram paradigmas. O projeto das Doulas, além de quebrar as primeiras barreiras, auxiliou e ainda auxilia na entrada do acompanhante para todas as pacientes no trabalho de parto e parto. Atualmente, as Doulas são referência do atendimento humanizado, têm seu trabalho reconhecido tanto pelos usuários do hospital, seja paciente ou acompanhante como de profissionais da maternidade e de outros setores, sendo lembradas e convidadas à participação em eventos da instituição.

Enfim, durante os três anos do projeto Doulas, foram realizados dez treinamentos com a capacitação de 94 mulheres. Hoje o hospital conta com 20 doulas que trabalham em plantões de 12 horas. Mensalmente, acontecem encontros denominado "Chá das Doulas" para troca de experiências, reciclagens e captação de novas voluntárias. Com dedicação e empenho as Doulas são reconhecidas como referência em humanização dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças, que assistiu mais de 12.000 partos neste período. Contribuindo com a assistencia do SUS que dá certo!

 

Comentários [23]

Muito bonita essa experiência de acolhimento, numa hora tão importante !

Uma boa hora realmente...

Parabéns!

 

LINDA INICIATIVA BOM TRABALHO TORCENDO PARA GANHARRR

 

Parabéns a todos que participaram do vídeo, belíssimo, emocionante e muito esclarecedor sobre o trabalho da Doula. Nele esta a realização do meu sonho como Doula e acredito de todas as Doulas do Brasil. Grande a braço a todos  

Que projeto maravilhoso, deveria ser seguido! Precisamos de mais humanização dentro dos nossos hospitais! Parabéns a todos!!!

Que sonho se todas as maternidades usassem esse projeto como exemplo! PARABÉNS!!!

Nossa, estou muito emocionada após esse vídeo. É maravilhoso.. sem palavras.

Ju...

 

Você não sabe o quanto chorei ao ver este vídeo. 

Estou entrando no 9° mês de gravidez, na maior expectativa para o nascimento do meu primeiro filho. Ver o seu trabalho significou muito para mim como mãe, especialmente pelas ansiedades da "primeira viagem".

O trabalho que você está desenvolvendo é de emocionar, de aplaudir de pé!

Parabéns por tudo! Continue brilhando e levando esse brilho para a vida de tantas mamães! 

Fico muito feliz em saber que terei uma doula comigo quando for ganhar o Theo, que vou poder participar e sentir este trabalho maravilhoso!

Beijos carinhosos, e muito sucesso!

Teacher Gabrielle.

Á toda a equipe do hospital Nossa Senhora das Graças, parabenizo pelo trabalho no sentido de humanizar partos e nascimentos, fortalecer a mulher e devolver a dignidade ao parto.

A "Rede Cegonha" agradece o empenho de cada um na construção de um SUS melhor!

Um abraço,

Esther Vilela

Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres/Rede Cegonha

Ministério da Saúde

 

Já tive a honra de trabalhar por três meses no HNSG e pude ver de perto este belíssimo trabalho. Parabéns a todos.

O que falar!!!! Amor verdadeiro !!!! Parabéns pelo trabalho realizado... 

Trabalho muito lindo!! Parabéns a todos os envolvidos neste projeto!!

 

Parabéns à equipe da Maternidade do HNSG pelo belo trabalho que vêm desenvolvendo há três anos.

Parabéns para todos os participantes desse projeto! É uma iniciativa brilhante que com certeza tem tornado o momento do parto bem mais tranquilo e feliz para a mãe! Um exemplo a ser seguido!!

Trilha sonora que combinou muito bem com a riqueza da experiência! 

Linda experiência! Parabéns!

Gustavo Nunes de Oliveira

Coordenador Geral da Política Nacional de Humanização

Já ouvi falar e já tomei conhecimento de muitas experiências. Esta, sem dúvidas, é uma das mais interessantes, que fazem a diferença, no momento exato da necessidade. Não há nada mais acolhedor do que um "olho no olho", acompanhado por um abraço forte a acalentador. Uma dor compartilhada é uma dor amenizada. Parabéns aos responsáveis pela atitude. Tem muita coisa boa no SUS sim!.

 

Parabéns aos protagonistas desse lindo trabalho, quanta beleza nessa relação entre mãe e doula, experiência de Humanização premiada no Concurso Cultural da PNH / MS! Fiquei feliz ao ver vocês aqui, abraSUS!

Ana Rita

Consultora da PNH/ MS 

Doula, nada melhor que oferecer amor. Elas são demais

 

Belíssimo projeto, aos participantes meus parabéns, é um exemplo a se seguir.

Que sensibilidade! É um trabalho valoroso, que torna o nascimento um momento ainda mais significativo, tendo em vista a valorização das relações interpessoais e a humanização do ato de gestar, conceber e nascer!

Este projeto encantador e de extrema sensibilidade fortalece as ações de humanização preconizadas pelo SUS,  resgatando a simplicidade do nascimento pelo parto normal.

Um projeto tão lindo e eficiente como esse deve realmente ser passado adiante.

Parabéns para os participantes e coordenadores do projeto.

Espero que este vídeo estimule a adoção desta experiência por outras maternidades.

Grande abraço.