Tais Mallouk is offline
6votos

Sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya em LIBRAS

Telessaúde Uerj produziu um novo material com informações em Libras – Língua Brasileira de Sinais, para auxiliar médicos e profissionais de saúde para que tenham conhecimento básico em Libras sobre as arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya e seus sintomas.

Essa é uma cartilha online, acessível para todos, que surge com objetivo de facilitar o atendimento das pessoas surdas e aproximar os profissionais da área de saúde a importância do conhecimento básico dessa língua pensando em um melhor atendimento para todos.


Emilia Alves de Sousa is offline
5votos

Cartilha infantil ensina como combater o ‘Aedes aegypti’

Além, da dengue, o 'Aedes aegypti' também pode transmitir os vírus zika e chikungunya e até a febre amarela. Em todas as regiões do país o mosquito está se proliferando, e todo cuidado é necessário para o combate. A informação à população é importante e deve começar pelas crianças. Com este propósito, a Fiocruz acaba de lançar a cartilha “As aventuras dos pequenos mosqueteiros”, buscando despertar o olhar infantil sobre a biologia do mosquito, e trabalhar alguns conceitos e cuidados importantes no ambiente domiciliar e na escola.

Confira a matéria na íntegra!

 


Comitê Médio Vale is offline
5votos

Gerência de Saúde da ADR Timbó e escolas estaduais de Benedito Novo são destaque nacional no combate ao Aedes aegypti

Os trabalhos desenvolvidos pela Gerência Regional de Saúde (Gersa) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó e os alunos das escolas estaduais Leopoldo Koprowski e Téofilo Nolasco de Almeida, de Benedito Novo, estão na lista dos melhores avaliados do Brasil. As experiências desenvolvidas no combate ao Aedes aegypti garantiram a Gersa o segundo lugar no Estado e o 24º lugar em âmbito nacional. Já o trabalho desenvolvido nas escolas foi o melhor do Estado e o 19º do Brasil.

 


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Campanha de combate ao Aedes Aegypti com distribuição de kits educativos nas escolas

A Secretaria de Saúde do Estado do Piaui-SESAPI vem implementando um plano de ação efetivo de combate a Dengue, Zika e a Chikungunya envolvendo a comunidade escolar em todo o Estado. Conforme um estudo mostrado na 27ª Semana Epidemiológica (SE) da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Ações de Enfrentamento à Dengue, houve uma redução de 36,5% dos casos de dengue no Estado, entretanto, combater o mosquito vetor dessas doenças não é uma tarefa simples, e exige a mobilização e a colaboração de todos.


Emilia Alves de Sousa is offline
7votos

Saúde em Cordel

A prefeitura Municipal de Teresina lançou uma série de 13 cordéis com o tema: Saúde em Cordel, que aborda doenças, como tuberculose, dengue, hipertensão, pré-natal, HIV, doença de chagas, insuficiência renal, alcoolismo, diabetes, dentre outros, para distribuição nas unidades de saúde e escolas.

Os cordéis, de autoria do Pedro Costa, abordam as doenças, suas manifestações, tratamento e prevenção, em forma de versos bastante originais, numa perspectiva de chamar a atenção das pessoas para as doenças, desenvolver uma consciência crítica e estimular o cuidado de si mais efetivo.


Comitê Médio Vale is offline
6votos

AÇÕES CONTRA DENGUE MUNICÍPIO BENEDITO NOVO

AÇÕES CONTRA DENGUE MUNICÍPIO BENEDITO NOVO

Execução cronograma ações contra dengue durante o ano 2016

01-Capacitação Agentes de Saúde para ser multiplicadores do cuidado com o tema “TODOS CONTRA DENGUE”

 


Graca Portela is offline
5votos

Programação de junho da VideoSaúde Distribuidora apresenta documentários sobre Zika

Em junho, o programa VideoSaúde apresenta diferentes temáticas. A questão de uma epidemia atual é tratada na série infantil educativa “Crianças contra Zika” e no documentário “Zika”, que dá voz as mulheres vítimas do vírus. Agricultura familiar e produção sustentável são temas de dois vídeos sobre a cultura dos povos e comunidades tradicionais do Cerrado e da Caatinga. O filme “11/01/2011- A experiência limite” apresenta o drama vivido por moradores no desastre ocorrido na Região Serrana do Rio de Janeiro e “Tupinambás- o retorno da terra” debate a reapropriação de territórios indígenas.

patrinutri is offline
3votos

Zika, um documentário

 

 

Um documentário não é só um filme, é um retrato histórico, é um instrumento de análise do contemporãneo.

O que tem sido a zika virose na vida destas pessoas? 

O que podemos aprender com isso, para construirmos uma saúde coletiva no Brasil?

 

 


Emilia Alves de Sousa is offline
10votos

Um novo Sistema de Registro de Atendimento às Crianças com Microcefalia (SIRAM)

Com o objetivo de monitorar e qualificar a atenção às crianças com microcefalia, o Ministério da Saúde criou o SIRAM, uma nova ferramenta que registra os atendimentos nos serviços de saúde, como estimulação precoce, consultas especializadas, exames de imagem realizados, entre outras informações. Além do monitoramento dessas crianças, possibilita a formulação de ações para o enfrentamento do problema. 

Saiba mais, lendo o texto na íntegra!