Graca Portela is offline
6votos

Sistema mapeia padrão público de financiamento para pesquisa no Diário Oficial da União

Quantas pesquisas sobre dengue receberam financiamento público? Quanto o governo federal investiu em pesquisas sobre a doença nos últimos 10 anos?

Tudo isto poderá ser encontrado no “FarejaDOU”, um sistema que foi resultado da tese de doutorado de Paulo Marques, aluno do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, do Icict/Fiocruz, para mapear o padrão público de financiamento para pesquisa no Diário Oficial da União - DOU.


Emilia Alves de Sousa is offline
5votos

Piaui segue registrando queda nos casos de Dengue

Em meio a tantas más notícias, uma notícia alvissareira na nossa saúde pública piauiense que compartilho aqui na rede.

 

O Piauí registrou uma redução de 75,3% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2016. De 01 de janeiro a 22 de fevereiro deste ano, foram 160 casos notificados em 197 municípios. Os dados foram apresentados pela Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.


patrinutri is offline
6votos

O conhecimento é a melhor arma contra o Aedes aegypti.

O conhecimento é a melhor arma contra o Aedes aegypti.


Telessaúde Uerj is offline
7votos

Sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya em LIBRAS

Telessaúde Uerj produziu um novo material com informações em Libras – Língua Brasileira de Sinais, para auxiliar médicos e profissionais de saúde para que tenham conhecimento básico em Libras sobre as arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya e seus sintomas.

Essa é uma cartilha online, acessível para todos, que surge com objetivo de facilitar o atendimento das pessoas surdas e aproximar os profissionais da área de saúde a importância do conhecimento básico dessa língua pensando em um melhor atendimento para todos.


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Cartilha infantil ensina como combater o ‘Aedes aegypti’

Além, da dengue, o 'Aedes aegypti' também pode transmitir os vírus zika e chikungunya e até a febre amarela. Em todas as regiões do país o mosquito está se proliferando, e todo cuidado é necessário para o combate. A informação à população é importante e deve começar pelas crianças. Com este propósito, a Fiocruz acaba de lançar a cartilha “As aventuras dos pequenos mosqueteiros”, buscando despertar o olhar infantil sobre a biologia do mosquito, e trabalhar alguns conceitos e cuidados importantes no ambiente domiciliar e na escola.

Confira a matéria na íntegra!

 


Comitê Médio Vale is offline
5votos

Gerência de Saúde da ADR Timbó e escolas estaduais de Benedito Novo são destaque nacional no combate ao Aedes aegypti

Os trabalhos desenvolvidos pela Gerência Regional de Saúde (Gersa) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó e os alunos das escolas estaduais Leopoldo Koprowski e Téofilo Nolasco de Almeida, de Benedito Novo, estão na lista dos melhores avaliados do Brasil. As experiências desenvolvidas no combate ao Aedes aegypti garantiram a Gersa o segundo lugar no Estado e o 24º lugar em âmbito nacional. Já o trabalho desenvolvido nas escolas foi o melhor do Estado e o 19º do Brasil.

 


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Campanha de combate ao Aedes Aegypti com distribuição de kits educativos nas escolas

A Secretaria de Saúde do Estado do Piaui-SESAPI vem implementando um plano de ação efetivo de combate a Dengue, Zika e a Chikungunya envolvendo a comunidade escolar em todo o Estado. Conforme um estudo mostrado na 27ª Semana Epidemiológica (SE) da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Ações de Enfrentamento à Dengue, houve uma redução de 36,5% dos casos de dengue no Estado, entretanto, combater o mosquito vetor dessas doenças não é uma tarefa simples, e exige a mobilização e a colaboração de todos.


Emilia Alves de Sousa is offline
7votos

Saúde em Cordel

A prefeitura Municipal de Teresina lançou uma série de 13 cordéis com o tema: Saúde em Cordel, que aborda doenças, como tuberculose, dengue, hipertensão, pré-natal, HIV, doença de chagas, insuficiência renal, alcoolismo, diabetes, dentre outros, para distribuição nas unidades de saúde e escolas.

Os cordéis, de autoria do Pedro Costa, abordam as doenças, suas manifestações, tratamento e prevenção, em forma de versos bastante originais, numa perspectiva de chamar a atenção das pessoas para as doenças, desenvolver uma consciência crítica e estimular o cuidado de si mais efetivo.


Comitê Médio Vale is offline
6votos

AÇÕES CONTRA DENGUE MUNICÍPIO BENEDITO NOVO

AÇÕES CONTRA DENGUE MUNICÍPIO BENEDITO NOVO

Execução cronograma ações contra dengue durante o ano 2016

01-Capacitação Agentes de Saúde para ser multiplicadores do cuidado com o tema “TODOS CONTRA DENGUE”