GRUPO DE TRABALHO HUMANIZADO DO HOSPITAL DO DOUTOR WALDOMIRO COLAUTTI/SC – ANO DE 2016 –

5 votos

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO DE TRABALHO HUMANIZADO DO HOSPITAL DO DOUTOR WALDOMIRO COLAUTTI/SC  – ANO DE 2016 –

          O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um dos dispositivos criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos. O GTH institui-se em qualquer espaço do SUS, integrado por pessoas interessadas em discutir os serviços prestados, a dinâmica das equipes de trabalho e as relações estabelecidas entre trabalhadores de saúde e usuários.

            O GTH do HDWC, percebe que o trabalho em grupo tem possibilitado as pessoas se manifestarem, cada um com sua subjetividade e conhecimento, mas com mesmo objetivo de melhoria do serviço e trabalho na defesa do SUS. No ano de 2016, o GTH realizou ações que possibilitaram sensibilizar e valorizar o trabalho desenvolvido, bem como os servidores da unidade.

            Assim sendo, ações resumem-se nas seguinte:

* Visita Aberta: a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) solicitaram para o GTH a redução do tempo de horário de visita. Assim sendo, durante 06 meses o GTH conduziu as discussões, analisando a realidade da unidade, e o horário foi alterado de 10:00 às 18:00 para às 14:00 às 18:00.

* Visita Religiosa: coordenações dos setores solicitaram para o GTH organizar as visitas religiosas na unidade.  Assim sendo, o grupo fez um levantamento da legislação vigente sobre o assunto e após analise da realidade fez algumas alterações nas normas internas, sem deixar de cumprir a legalidade.

* Semana da Enfermagem: o GTH colaborou com a Gerência de Enfermagem na organização da Semana da Enfermagem.

* Homenagem para profissionais da Enfermagem:  criado móbiles com fotos dos profissionais da enfermagem, que foram fixados no teto do refeitório.

* Aniversariantes do mês: implantando em setembro de 2015, com parceria do Setor de Nutrição e Dietética, ocorre na última sexta-feira de cada mês é feito um café especial, decorado o refeitório com balões, exposto os nomes dos aniversariantes do mês e cantado os parabéns.

* Mural do Dia dos Mães: exposto mural no refeitório, ilustrado com fotos dos servidores com os filhos e/ou com os mães.

* Mural do Dia dos Pais: exposto mural no refeitório, ilustrado com fotos dos servidores com os filhos e/ou com os pais.

* Educação Permanente: Atualização de Feridas com Médico Rafael Cavilha e Atualização em Parada Cardiorrespiratória com Médica  Juliana Machado Costa, direcionada para os profissionais da enfermagem com intuito de qualificar a assistência prestada ao paciente.

* Outubro Rosa: Palestra ministrada pela médica Claudia Daniela Roza Mallet de Souza sobre prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero.

* Novembro Azul: Devido Novembro ser o mês dedicado a cuidar da saúde do homem, proporcionamos duas ações para todos os trabalhadores do HDWC: 1 – Exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Especifico) para homens acima de 45 anos. 2 – Palestra ministrada pelo médico Eric Sanders Gomes, sobre Câncer de Próstata.

* Semana da Humanização e SIPAT: para otimizar as ações, o GTH e CIPA decidiram em organizar os eventos em parceria, abordando temas que comtemplaram a Segurança no Trabalho e Humanização Hospitalar: 1 – Palestra: Quem Cuida precisa ser Cuidado – Tatiana Otília Pereira – Psicóloga ; 2 – Palestra:  Atendimento Pré – Hospitalar – Marcos da Silva – Comandante do Corpo de Bombeiros de Ibirama; 3 – Ação e Saúde – Aferição de PA, de glicemia, de medidas antropométricas e orientações – Julia Grazieli Soares – Enfermeira SC Saúde; 4 – Palestra: Orientações de Alimentação Saudável – Franciane Piccoli, Daniela Regina Dias e Solange da Silva – Nutricionistas/HDWC; 5 – Ginástica Laboral nos Setores – Tatiana Tumitan (Fisioterapeuta /HDWC); 6 – Palestra: Estresse Profissional – Desiree Correia Carneiro – Psicóloga da Clínica Vidas; 7 – Treinamento de Higienização das Mãos e orientações sobre vestimentas e adornos – Enfermeira Daniela Avi  – HDWC/CCIH; 8 – Palestra: A Leitura como forma de Informação e Lazer – Eliane Rodrigues Mota Orelo – Bibliotecária (Instituto Federal Catarinense); 9 – Oficina: Humanização e a Educação Permanente: Uma reflexão – Helen Bruggemann Brun Schmitt – Enfermeira SES; 10 – Relato de Experiência da Ouvidoria. Rita de Cacia Pereira – Ouvidoria da SES.  

*Árvore das Boas Ideias: foi disponibilizado uma árvore de natal próximo ao cartão ponto, para que os servidores deixassem boas ideais para 2017.