Humanização do Ensino na Saúde e Ensino em Humanização da Saúde

Primary tabs


11votos

Humanização do Ensino na Saúde e Ensino em Humanização da Saúde

Sérgio Aragaki is offline

Finalizamos no dia 28 de julho de 2017 a disciplina "Humanização da Saúde", ofertada no Mestrado de Ensino Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

O curso contou com mestrandxs e futurxs mestrandxs, com diferentes formações profissionais, tendo como objetivos principais: a formação em humanização da saúde e a humanização da formação da saúde.

                                                                 

 

Portanto, desde o início trabalhamos a indissociabilidade entre formação/atenção/gestão das práticas de saúde. Utilizamos metodologias participativas, ativas, mantendo o compromisso metodológico de ir apontando como, durante as atividades em sala e extra sala, a humanização da saúde ia se fazendo no ensino concomitantemente ao serem trabalhados os temas. Assim, à medida em que as discussões iam se fazendo possibilitou-se, em ato, dar visibilidade aos princípios e ao método da PNH operando na prática vivenciada por todxs.

      

Foram grandes os desafios e os aprendizados.

Agradeço a todxs, especialmente à profa. Cristina Camelo Azevedo, que muito contribuiu e enriqueceu nosso trabalho.

Continuamos na luta!

AbraSUS!

 

 7 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is offline

Oi Sérgio,

Que legal a finalização exitosa da disciplina. Parabens pelos temas e metodologia escolhida para o ensino da disciplina, colaborando para o fortalecimento de uma cultura de humanização nas práticas de trabalho desses profissionais da saúde!

Esperamos que eles continuem contribuindo com a qualificação do debate aqui na rede HumanizaSUS, e que venham as próximas turmas!

Abraços!

Emília

 

Clarissa Cotrim dos Anjos is offline

Uma disciplina que me fez refletir como ser humana ! Muitas mudanças e muitas reflexões! Foi apenas o ponto de partida..

Maria Luiza Carrilho Sardenberg is offline

É sempre uma alegria ver os posts dos alunos de Alagoas por aqui. Sérgio é um dos batalhadores pela humanização da saúde que nos orgulha ter ao lado.

Layse Veloso de A. Santos is offline

Como aluna, finalizei os créditos exigidos da melhor forma possível, conversando e vivenciando saúde. A continuidade das atividades propostas são ao meu ver, um dos melhores feedbacks e hoje, posso falar pela turma, saímos muito mais mobilizados e capacitados para construir uma saúde coletiva, na qual possamos estudar e aplicar os príncipios da PNH.

Nos veremos por aqui.

Abaixo os posts produzidos pela minha equipe a partir da discussão sobre educação permanente com alunos de psicologia.

1-http://www.redehumanizasus.net/96280-das-estradas-esburacadas-de-barro-u...

2-http://www.redehumanizasus.net/96385-reconstruindo-as-estradas-esburacad...

3-http://www.redehumanizasus.net/96389-sempre-mais-ressignificando-a-educa...

Bárbara Barbosa is offline

Foi maravilhoso participar da disciplina! O Prof. Sergio e a Profª. Cristina tiveram um cuidado imenso em construir a disciplina coletivamente (com as/os estudantes). Os materiais utilizados e as discussões realizadas foram muito ricas. Debater e vivenciar a humanização nos processos de construção da disciplina foi muito bom! A disciplina baseou-se num modelo de formação tranformadora!

patrinutri is offline

Lindo trabalho turma!

Realmente este exercício do coletivo não é pequeno nem trivial. Precisamos de força para seguir mostrando que é sim possível um modo diferente de ensino, de saúde, de vida Mais coletivo, mais respeitoso.

Seguimos no caminho em rede com vocês por aqui!

Bjs Pat

ANA RENATA LIMA LEANDRO is offline

Gratificante a sensação por poder participar de um momento como este, nos faz refletir sobre tudo e principalmente, sobre o SUS que queremos construir! Quanto aos professores, dispensam comentários, seres humanos sábios e explendidos!!!!

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Fortaleza receberá evento sobre doenças reumáticas em pessoas jovens

Jovens cearenses que convivem com doenças reumáticas poderão se encontrar em evento exclusivo no próximo dia 19 em Fortaleza

Últimos posts comentados


Raquel Torres Gurgel is offline
3votos

Dá pra ter uma mostra Saúde É Meu Lugar na sua cidade.

Há três ou quatro meses, divulgamos aqui a Mostra Saúde É Meu Lugar – um projeto da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública que busca dar visibilidade ao trabalho de quem atua na Atenção Básica, nos territórios.