Hospital Independência, de Porto Alegre, viabiliza visita de animais de estimação como estímulo à recuperação dos pacientes

Primary tabs


7votos

Hospital Independência, de Porto Alegre, viabiliza visita de animais de estimação como estímulo à recuperação dos pacientes

Carina Helena Bubolz is offline

A paciente Cláudia Maria Franco da Cunha, moradora do bairro Cristal, em Porto Alegre, foi a primeira a receber a visita do seu animal de estimação no Hospital Independência, na tarde desta terça-feira, dia 25 de julho. A iniciativa está de acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde e visa estimular a recuperação dos pacientes.

A assistente social, Carina Helena Bubolz, acredita que a retomada do vínculo afetivo do paciente com a rede de relações externas é extremamente terapêutica e valiosa para sua reabilitação. Cláudia está internada há 9 dias no Hospital para tratar a fratura do tornozelo e estava muito saudosa do cãozinho Bala – nome inspirado no cavalo Bala no Alvo, personagem do desenho animado Toy Store.

Carina ressalta que a ação foi concretizada através de uma intervenção multiprofissional e que toda equipe do Hospital atuou conjuntamente a fim de garantir que a paciente pudesse ter seu vínculo restabelecido, mesmo estando em ambiente hospitalar. A assistente social explica que daqui para frente este contato sempre será viabilizado, sempre que seja possível. Há alguns meses o HI já havia ampliado a visita aos pacientes com o mesmo objetivo.

(Fotos: Equipe HI; Edição: Adelar de Oliveira, jornalista MTB-2473)

 

 3 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is offline

Muito importante essa quebra de estruturas rígidas nos hospitais, possibilitando uma ambiência mais leve e humanizada em benefício do tratamento do paciente.

A produção de saúde vai muito além das prescrições de exames, de cirurgias e de medicamentos, e impõe outros modos de cuidados que atendam as múltiplas dimensões  humanas do sujeito.  E na condição de doença, é importante que o paciente tenha os seus vínculos sócio-afetivos mantidos. Isto ajuda no tratamento.

Espero que iniciativa como essa se dissemine  noutros hospitais, pelo pais afora!

AbraSUS!

Emília

patrinutri is offline

A participação de familiares e animais de estimação são muito benéficas para a recuperação das pessoas que tem que ficar distantes de suas redes sociais por questões de doença.

Cada vez mais acredito que a ampla visitação é muito importante como ação de humanização nos espaços de saúde.

Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa.

Bjs Patrícia

Elias Besen is offline

Esta iniciativa do Hospital Independência de Porto Alegre, referencia em Traumatologia no Estado do Rio Grande do Sul, vem ao encontro,  como devemos aplicar a humanização em nossos ambientes hospitalares. A primeira etapa foi a visita aberta, onde os familiares tem liberadade em visitar as pessoas que amam, conforme suas disponibilidades de horário. A segunda etapa, permitir a visita dos animais de estimação,  muito importante para o proprio paciente e bem como para o animal de estimação. Porque eles deveriam ficar fora deste acompanhamento de uma pessoa que está em recuperaçao?.

Parabéns ao hospital, por proporcionar um completo acolhimento aos seus pacientes, permitindo visita aberta a seus familiares e agora para os animais de estimação.

Elias Besen

 

 

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Fortaleza receberá evento sobre doenças reumáticas em pessoas jovens

Jovens cearenses que convivem com doenças reumáticas poderão se encontrar em evento exclusivo no próximo dia 19 em Fortaleza

Últimos posts comentados


Raquel Torres Gurgel is offline
3votos

Dá pra ter uma mostra Saúde É Meu Lugar na sua cidade.

Há três ou quatro meses, divulgamos aqui a Mostra Saúde É Meu Lugar – um projeto da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública que busca dar visibilidade ao trabalho de quem atua na Atenção Básica, nos territórios.