VIVÊNCIA DA AMAMENTAÇÃO: O uso da Tintura de Algodoeiro como aumento na produção de Leite Materno – BLH Arapiraca

7 votos

O Banco de Leite Humano (BLH) é um centro especializado e obrigatoriamente ligado a um hospital materno e (ou) infantil, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e execução de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição médica ou de nutricionista.

É uma instituição sem fins lucrativos, sendo vetada a comercialização dos produtos por ela distribuídos.
É responsabilidade de o BLH orientar, executar e controlar as operações de controle, seleção e classificação, processamento, controle clínico, controle de qualidade e distribuição. Compete aos BLHs a promoção do
Aleitamento Materno.

 

 

A crença de muitas nutrizes de não ter leite em quantidade suficiente é referenciada por alguns estudiosos, os quais postulam que a consequência é o oferecimento precoce de suplementos alimentares aos bebês, interrompendo, assim, a amamentação.

Com a responsabilidade de promover o aleitamento materno e diminuir o desmame precoce, durante a consulta de Enfermagem no Banco de Leite Humano de Arapiraca foram diagnosticados que varias mães sentiam dificuldades para produção de leite em quantidade adequada. Na tentativa de reverter a questão da hipogalactia, foram utilizadas estratégias, usando a Tintura de Algodoeiro.

Após adotar o uso da Tintura de Algodoeiro como auxilio para aumentar a produção de leite materno, em nutrizes com dificuldades no aumento da produção, foi possível notar um aumento significativo, satisfatório e seguro para nutriz e para o lactente.