Disseminação da Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários da Saúde aos Pacientes/Acompanhantes do Ambulatório de Hematologia/HEMOAL.

Primary tabs


11votos

Disseminação da Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários da Saúde aos Pacientes/Acompanhantes do Ambulatório de Hematologia/HEMOAL.

verônica maria santos da silva is offline

Estar consciente dos direitos e deveres possibilita ao usuário da saúde contribuir de maneira efetiva com o sistema de saúde, exercendo o seu o papel no controle social e participando ativamente no desenvolvimento das políticas públicas.

No que se refere à participação dos cidadãos nas ouvidorias do SUS, necessário se faz que eles sejam informados sobre as formas de participação nesse serviço e, sobretudo, que existe a possibilidade, caso prefiram, deles realizarem suas manifestações de maneira sigilosa, cabendo ao Ouvidor, resguardar o sigilo  dos seus dados, de maneira a ser  encaminhado apenas o relato para a área técnica responsável pela resolução do  problema apontado. Saber que o sigilo será preservado pelo serviço é de extrema importância para eles, pois se sentem mais acolhidos e respeitados ao fazer seus questionamentos.

Diante desta percepção, o Serviço de Ouvidoria do Hemocentro de Alagoas, confeccionou banners sobre a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde publicada na portaria 1.820/GM/MS, de 13/08/2009, que dispõe dos direitos e deveres dos usuários da Saúde. Esses banners foram disponibilizados na recepção de pacientes e sala de espera do Ambulatório de Hematologia, prédio anexo do Hemoal, e assim, duas vezes na semana, a ouvidora lê e explica para os usuários os 6 (seis ) princípios contidos na referida carta, enquanto os mesmos aguardam o atendimento médico. O objetivo dessa ação consiste em disseminar essa importante ferramenta para o cidadão de uma maneira bem interativa, porque, embora o SUS seja direito de todos, o acesso é facilitado quando se  conhece e se apodera desse conhecimento possibilitando a busca de um SUS mais justo e  humanizado.

     

 5 COMENTÁRIOS

Cecília Beltrão Lessa Dória is offline

 Como Verônica mesmo ressaltou, trata-se de uma ferramenta importante para todos os usuários do Sistema Único de Saúde.

Emilia Alves de Sousa is offline

Importante iniciativa para que os usuários se apropriem dos seus direitos, se empoderem e atuem como verdadeiros protagonistas na construção de um sistema de saúde mais acessível e resolutivo.

Está de parabéns o Serviço de Ouvidoria do Hemocentro de Alagoas, pelo importante trabalho de fortalecimento da participação e controle social dos usuários na unidade!

Seja benvinda na Rede HumanizaSUS!

AbraSUS!

Emília

verônica maria santos da silva is offline

Obrigada Emília, pelo seu carinho!

 

Beijos!!!!

luzia Malta is offline

Verônica que belo trabalho voce vem desenvolvendo em nosso HEMOAL!  Ao disseminar os direitos dos usuários do SUS neste hemocentro, através da Ouvidoria,  eles podem ser acolhido pelo serviço, terem suas identidades resguardadas e,ao mesmo tempo,buscarem resolução da demanda apresentada.

Entendemos que é no empoderamento dos nossos direitos que vamos construir uma assisitencia mais qualificada, inclusiva e que possa garantir nossos ditreitos.

Parabéns a toda equipe da ouvidoria e a gestão do HEMOAL!  

verônica maria santos da silva is offline

Obrigada Lú pelo apoio a nossa equipe HEMOAL!

 

Bjos!!!

Últimos posts promovidos


Carina Helena Bubolz is offline
3votos

Hospital Independência, de Porto Alegre, viabiliza visita de animais de estimação como estímulo à recuperação dos pacientes

A paciente Cláudia Maria Franco da Cunha, moradora do bairro Cristal, em Porto Alegre, foi a primeira a receber a visita do seu animal de estimação no Hospital Independência, na tarde desta terça-feira, dia 25 de julho. A iniciativa está de acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde e visa estimular a recuperação dos pacientes.

Últimos posts comentados


ElainePerez is offline
5votos

Pois é ...

 

Pois é...
Diálogo ritmado com Foucault e Agamben
Elaine Perez

Deu vontade de escrever palavras ligadas.
Desejo da alma que busca acordar olhos cansados.
Corpos doídos, sonhos abandonados.
Somos brasileiros e nos sentimos ao deus-dará.
Fomos atingidos à queima-roupa.
A vida está nua.
Biopoder...
Que João-de-barro, nos salve dos campos,

 do exílio, das balas,

das linhas,