Humanização! Ações da equipe multidisciplinar ajudam pacientes e familiares a enfrentar os problemas de saúde

6 votos

Sabe-se que a internação em um ambiente fechado como na UTI pode limitar diversos fatores biopsicossociais, muitas vezes potencializando o sofrimento psíquico do paciente e de sua família. Tendo isso como visão, a TI Geral do Hospital Santo Antonio de Blumenau (SC) vem atuando com o foco em humanização e empatia, colocando como um dos objetivos, amenizar a angustia e auxiliar no enfrentamento da hospitalização e suas dificuldades.

Além da visita estendida e dupla, avaliada por uma equipe multiprofissional para cada paciente, contamos também com uma área externa com vista para a natureza que está ao redor do hospital.
No último mês, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais a história do Sr. Claudio Dante Biz, que esteve internado conosco por 32 dias, oportunizando a ele um momento de felicidade e satisfação ao estar ao ar livre, com sua esposa Edanir. “Fazia tempo que o Claudio não via o sol e a luz do dia, ele ficou muito feliz com este momento”, avaliou Edanir.

Momentos como estes, vêm sendo mais comum dentro do setor, sendo que a equipe atua com um olhar voltado para o paciente como um todo e não apenas para a doença.
Deixamos aqui nosso agradecimento pelo aprendizado e oportunidade de ter compartilhado a história do Sr Claudio.

Infelizmente, dado ao diagnóstico, o paciente faleceu no Hospital Santo Antônio no dia 6 de julho. Este texto está sendo veiculado com autorização da família.