INDIVIDUALISMO EM REDE

9 votos

Modelo de Rede para o SUS com “algoritmos integralizados”

Vi vários analistas de TV elogiando a aprovação da reforma trabalhista no congresso,  que o “negociado sobre o legislado” será uma vantagem, por abrir milhões de postos de trabalho num país em recessão. Será que vale a pena?

A “uberização” do transporte por táxi barateou as corridas,  abriu vagas para desempregados,  mas ninguém discute quem mais ganhou com isso: o dono do aplicativo.
Não se discute quem de fato ganha com a precarização do trabalho e o fim de direitos,  que são os donos do capital.
As novas tecnologias de informação e comunicação escondem este efeito perverso de estimular um individualismo em rede,  em nome do progresso,  em detrimento do senso coletivo de bem-comum.
Temos que estimular plataformas de compartilhamento,  mas não como o Facebook,  que tanto incentiva o individualismo em rede,  a fogueira das vaidades.
Plataformas de compartilhamento que dêem destaque ao trabalho daqueles que agem pela alteridade, o desenvolvimento coletivo,  uma rede social que nos ampare coletivamente.
Não pode ser um individualismo em rede,  que captura em suas tramas os peixinhos para o seu lucro, ou o boiadeiro que comanda a boiada para o matadouro do trabalho precarizado.